Vacinas pré-implante

Esse texto é antigo (data de 2007) e foi publicado no FIC (Fórum de Implante Coclear), mas resolvi trazer pro DNO, porque é importante para quem pensa em fazer o IC (em si ou nalgum familiar).

Rola uns boatos de que o Implante Coclear causa meningite e morre trocentas pessoas por conta da cirurgia (qualquer candidato ao IC, adulto ou pai de criança pré-implantada é sujeito a ouvir esse boato, eu mesma ouvi que morriam 4 pessoas por dia!) e, quando você está prestes a submerte-se a uma intervenção hospitalar, esse tipo de história não apenas não ajuda, como gera mal estar.

Realmente ocorreram  sim, entre 2 a 4 mortes, devido à meningite, em 1999/2000, nos EUA. Foram em decorrência de um lote defeituoso do IC de uma marca específica, há muito tempo retirado do mercado. No Brasil não houve nenhum caso de meningite por causa do IC. Mas, como poderia acontecer por conta  da abertura na cóclea, que facilita a entrada de infecções, a ANVISA recomenda que todos os implantados sejam vacinados.

Antes da cirurgia, eu tomei 3 vacinas (e tinha direto a uma quarta, de influenza): Pneumococos, Haemóphilus e Meningococos. Elas são um pouquinho doloridas, mas nada que arranque pedaço. A de pneumococos  avisam que pode dar reações, mas não tive nada.

O autor do texto é ninguém menos que o anjo que me trouxe de volta ao som: Dr. Koji.

ESCLARECIMENTO – EQUIPE DE IC – FMUSP – Meningite

Postado no FIC – 25/10/2007

Sobre vacina e meningite.

Prezado Luiz Filipe,

Como eu sei que você tem muito contato com implantados eu gostaria que você fizesse uma divulgação sobre a necessidade de vacinar todos os pacientes que serão operados ou já estão utilizando o implante coclear.

A partir de agora a ANVISA torna obrigatório a vacinação contra pneumococo até 5 anos e pneumococo e hemófilus a partir de 5 anos de idade.

Tanto o pneumococo quanto o hemófilus são bactérias comuns que causam otites e sinusites. Em pacientes implantados existe um aumento no risco de que estas infecções evoluam para uma meningite devido a abertura da cóclea e a presença da prótese.
Este risco persiste durante toda a vida e, portanto, “todos” os implantados que não foram vacinados deverão procurar a fundação otorrino para a vacinação.

Quem mora em São Paulo pode tomar a vacina no Hospital das Clínicas gratuitamente, os pedidos estão na Fundação de Otorrinolaringologia.

Quem mora em outras cidades pode aproveitar uma consulta para programação para tomar a sua vacina, ou ligar na fundação e pedir que seja enviado por FAX o pedido e procurar um posto de saúde de sua cidade.

Não existe nenhum caso de meningite nos 300 pacientes implantados em nosso grupo, porém ocorreram 2 mortes por meningite nos Estados Unidos em pacientes que não foram vacinados.

É importante salientar que embora o risco exista é “muito raro” e, portanto, não é motivo de grande preocupação para quem ainda não foi vacinado.

Outra medida importante a ser tomada para evitar casos de meningite é o tratamento precoce das otites com antibióticos e sempre contactar a sua equipe de implante coclear se isso ocorrer.

Antecipadamente agradeço,

Dr Robinson Koji Tsuji
Grupo de Implante Coclear HCFMUSP.

Beijinhos sonoros,
Lak

8 Resultados

  1. David disse:

    Olá, D. Maria Igreja (rsrsrsrs)

    Muito importante este post. Eu não sabia da necessidade dessas vacinas.
    Como sou alérgico e fico resfriado com frequência, já agendei vacina de influenza, inclusive a H1N1, para amanhã (07/05), pois, segundo informações demora de 20 a 30 dias para entrar em ação e, como junho está chegando, e vou entrar para a “comunidade e IC”, quero me precaver.

    Vou falar com meus médicos sobre as demais vacinas.

    Grando beijo!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Vc deve ser vacinado de 20 a 30 dias antes da cirurgia, no mínimo, tá? É o ideal…
      Entra na comunidade sim!! Mas deviddamente vacinadohahaha
      Beijinhos!!

  2. zuleid disse:

    Olá pessoal, o maior efeito adverso do IC + vacina é …Muitas alegrias!!!
    Go ahead!!
    Beijos!

  3. Marília Sunshine disse:

    Nossa, nem sabia disso. Na verdade eu nem sabia de nada mesmo sobre implantes e tudo mais da ‘matrix’ sem som. 😛
    Ótimo fds procê!!! Bjos!!
    😎

  4. SôRamires disse:

    Lak, muito legal essa informação, principalmente reproduzindo as palavras de quem entende do assunto.
    A gente vê tanta besteira e informação distorcida contra o IC que sempre é bom divulgar esses esclarecimentos. Coloquei um link no blog Sulp.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.