Isenção de impostos sobre prótese auditiva

Conversando com Rafael, um leitor do blog e hoje meu amigo, falávamos sobre o custo altíssimo das próteses auditivas, que desanima muita gente a utilizá-las. Eu inclusa, porque numas de perder (é, são pequenas e, portanto, fáceis de perder) as que eu tinha, levei cerca de 8 anos para conseguir outras, tudo por conta do custo.

O SUS fornece próteses, mas muita gente não sabe disso e, muitas vezes, ela também não é bem a melhor para aquele caso.
Em vista desse debate, Rafael resolveu agraciar o DNO com um texto interessante sobre o tema, falando de uma possível isenção de impostos sobre as próteses, que são praticamente todas importadas (acabaram de lançar uma nacional, mas ainda não sei muito a respeito dela).

Voilà:

Isenção de Impostos sobre as próteses auditivas

por Rafael Leite

O avanço da tecnologia já se tornou realidade e está melhorando a qualidade de vida de quem precisa de próteses auditivas. Ainda que a tecnologia não substitua com a mesma fidelidade do corpo humano, ela é capaz de proporcionar ganhos extraordinários que facilitam a inclusão social das pessoas com deficiência.

Porém, as novas tecnologias só surtem algum benefício quando adaptadas de forma correta às necessidades de cada usuário. Logo, não adianta ter a melhor prótese existente no mercado se não há adaptação por parte do paciente, que se dará principalmente por meio de exaustivos testes dos mais variados tipos de próteses até encontrar uma que lhe proporcione o devido conforto.

No Brasil, existem aproximadamente seis milhões de surdos e pessoas com deficiências auditivas. Muitas delas, no entanto, não têm acesso à informação e à assistência que precisam para garantir os princípios constitucionais da isonomia e da dignidade do ser humano.

Ainda que o Estado disponha de políticas de inclusão social e, por meio do Sistema Único de Saúde, disponibilize atendimento médico e fornecimento de próteses auditivas aos pacientes que as necessitam, este serviço está em colapso e não é capaz de dar o acompanhamento correto com a dedicação que cada paciente precisa. Nesse sentido, muitas vezes as próteses auditivas são fornecidas aos pacientes sem que seja devidamente considerada a sua real adaptação, tornando-se, por esta razão, incapaz de surtir o efeito pretendido, que é a melhoria da qualidade de vida do usuário, e, consequentemente, deixando de proporcionar a inclusão social destes.

Uma alternativa viável e até mesmo muito simples para promover a efetiva inclusão dos surdos e deficientes auditivos na sociedade é a isenção dos impostos incidentes sobre a fabricação e a venda de próteses auditivas. A título de exemplo, atualmente é concedida a isenção de impostos na aquisição de veículos automotores para pessoas com deficiência. Adotando o mesmo raciocínio, a aquisição de próteses auditivas direto nas representações das diversas marcas disponíveis no país também deveria estar isenta de tributação. Isso porque uma prótese auditiva com tecnologia de ponta chega a custar aproximadamente dez mil reais cada uma. Se o governo federal concedesse a isenção tributária de IPI, PIS, COFINS, CSLL, o governo estadual isentasse o ICMS e o municipal o ISS, teríamos uma política de inclusão muito mais eficiente, tendo em vista que o valor dessas próteses poderia cair pela metade. Com isso, a adaptação de cada paciente se daria de acordo com o seu caso específico, com um correto acompanhamento de fonoaudiólogos e otorrinolaringologistas. Caberia também ao governo federal a criação de uma linha de crédito a juros baixos e longo prazo de pagamento para a aquisição dessas próteses, assim como hoje é feito nos programas de financiamento habitacional.

Dessa forma, seria possível ampliar o acesso de todos as pessoas com deficiência auditiva à aquisição de próteses, auxiliando-os da melhor forma em sua inclusão social.

Além disso, outra questão que deveria ser tratada pelo governo com mais atenção é a dedução no imposto de renda do valor gasto na compra da prótese auditiva.

Hoje em dia somente são admitidas pelo Fisco as deduções expressas em lei. Nela, há previsão de dedução do valor gasto em próteses dentárias e ortopédicas, como pernas e braços mecânicos, cadeiras de rodas, andadores ortopédicos, palmilhas, calçados ortopédicos e qualquer outro aparelho ortopédico destinado à correção de desvio de coluna ou defeitos dos membros ou das articulações.

Ora, a não inclusão das próteses auditivas entre aquelas passíveis de dedução fiscal fere claramente o direito constitucional à isonomia, que garante que todas as pessoas devem ser tratadas de maneira igual, na medida de sua igualdade. Como deficientes, estas pessoas são tratadas desigualmente em relação à sociedade em geral, justificando, assim, o tratamento diferenciado. No entanto, razão não há para que as próteses auditivas não estejam no mesmo patamar das demais. Dispensando tratamento diverso, o Estado viola o direito à igualdade do surdo e do deficiente auditivo em relação aos outros deficientes, o que não pode prosperar, haja vista que a deficiência, por si só, justifica que estes sejam contemplados com a dedução, até porque se trata da aquisição de um instrumento essencial para garantir a efetividade do direito à dignidade humana. Portanto, excluí-los é uma forma de preconceito e injustiça social.

Beijinhos sonoros,

Lak

16 Resultados

  1. Rogério disse:

    Lakinha, o post de hoje caiu do céu.
    Como você sabe, estou juntando informações acerca da carga tributária incidente sobre órteses, próteses e demais equipamentos, instrumentos e aparatos de apoio, que têm o condão de dar mais qualidade de vida para quem tem alguma deficiência.
    O resultado dos levantamentos, que constará de relatório, será apresentado a um parlamentar que, espero, seja reeleito. Além da questão tributária ‘doméstica’, também quero abordar o imposto de importação. Existe uma reserva de mercado para os fabricantes nacionais, porém em muitos casos o chamado similar nacional fica devendo muito ao importado. Um bom exemplo dessa discrepância é o andador da Paty. O problema é que o imposto de importação pode chegar a 80% em alguns casos. Então, é necessário definir com clareza o que é, de fato, similar. Eu entendo que um fusca e uma ferrari não podem ser considerados similares, só porque possuem duas rodas e um volante.
    Muito interessante, também, a idéia do Rafael no tocante à criação de linhas de crédito.
    Gostaria de discutir o assunto com o Rafael. Você pode passar meu e-mail para ele? É r.veloso.silva@uol.com.br.
    Beijinhos em dezenas de decibéis.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Passo sim, pode deixar… Ele está interessadissimo nesse assunto, assim como a Paula, do blog “Crônicas da Surdez”. Posso passar seu email pra ela também?
      Beijos

  2. SôRamires disse:

    Rogério, Paula e outros amigos interessados no assunto de isenção de impostos para próteses auditivas e ajudas técnicas: o tema faz parte de nossas reivindicações.
    http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/3657
    Lak e Rogério valeu!
    É sempre bom lembrar desse assunto que é de fundamental importância.

  3. Rogerio disse:

    Lakinha, a Paula me encaminhou um e-mail agora à noite, e respondi com cópia para você, tá? Se quiser repassar para o Rafael, esteja à vontade.
    Sô, aproveitei e assinei o abaixo-assinado (acho que cometi uma redundância por aqui).
    Beijão procêis três.

  4. Inaê disse:

    Oi Lak,
    não sabia da existência do teu blog….fiquei sabendo pelo blog da paula pfeifer. Sou fonoaudióloga e vendo aparelhos auditivos e sempre orientamos aos pacientes que a nota fiscal pode sim ser deduzida no imposto de renda. Vi o post sobre impostos e tal. Com certeza seria ótimo que os aparelhos não tivessem carga tributária, mas até que este sonho se realize, os pacientes devem exigir nota fiscal qdo comprarem aparelhos auditivos (porque tem empresas que não fornecem) e aproveitar para o imposto de renda sim. Bjão e parabéns pelo blog de vcs (teu e da paula)….acho ótimo que pessoas com deficiência possam passar todas as suas dificuldades e sofrimentos para pessoas ouvintes e surdas…assim ajudam aos surdos que estão em sofrimento e aos ouvintes que não tem sensibilidade e paciência com os surdos. Felcidades!!!

    • Avatar photo laklobato disse:

      Só um adendo, não falo de dificuldades e sofrimentos, meu foco não é esse, falo de conquistas e coisas corriqueiras que acho interessante relatar.
      Não, não acho nem um pouco necessario ficar dividindo martírios via internet. O que, qualquer pessoa do mundo e não seria diferente só porque alguém tem alguma deficiência, precisa é de entusiasmo, incentivo e aprender a levar a vida com leveza, sem cair no coitadismo e vitimização, tão comuns de serem “incentivados” em comentários como esse seu, que diz “pessoas com deficiência possam passar todas as suas dificuldades e sofrimentos para pessoas ouvintes e surdas” sem sequer se dar ao trabalho de ler o que diz o blog, porque senão vc saberia que “sofrimento e dificuldade” é exatamente sobre o que eu NAO escrevo.
      Sou uma pessoa qualquer que, por acaso, não ouve e escreve sobre o assunto.
      Valeu pelo toque sobre as notas ficais.

  5. Olá, pessoal!
    Achei interessantíssimo o blog de vocês, parabéns. Sou aluno de Direito do 10º Período, prestes a terminar o curso, portanto. Estou elaborando o meu Trabalho de Curso com o tema na área das isenções tributárias, especificamente da isenção do IPI para aquisição de aparelhos ortopédicos em geral, como próteses, tutores etc., à semelhança da lei que isenta o IPI à aquisição de veículos automotores para PNEs. Caso alguém tenha algum material a respeito, por gentileza, envie para o meu e-mail: musico_mcz38@hotmail.com. Quem sabe, assim, em um futuro próximo, possamos comemorar nossa luta. Um grande abraço a todos! Antônio Porfírio, de Maceió.

  6. ELISABETE FÁTIMA DA SILVA disse:

    Olá pessoal.
    Sou mãe de auditivo, o Giovani tem 23 anos.
    Sou acadêmica de Direito e estou reunindo material sobre o assunto, meu tema será:INCLUSÃO DE PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS NO MERCADO DE TRABALHO:INCLUSÃO OU OBRIGAÇÃO!

    Na minha busca no google encontrei seu blog, parabéns!
    Quanto aos aparelhos o que tenho a dizer que é dever do Municipio, do Estado e da União fornecer , por isso sempre busquei e dia 11 estive em Florianópolis com meu filho para receber os aparelhos novos, que ganhou após eu entrar com pedido no Ministério Público da mimha cidade , e apesar de estar correndo o processo o Juiz concedeu a Tutela Antecipada, quer dizer independente do resultado do processo eles tiveram que fornecer os aparelhos sob pena de multa de R$5.000,00 reais por dia para o meu filho.

    Por isso quem precisa usar deve buscar seus direitos.ELISABETE FÁTIMA DA SILVA.Concórdia SC

    • Avatar photo laklobato disse:

      Concordo plenamente. Eu mesma consegui meus AASIs pelo SUS. Mas, muita gente sequer sabe que é possível nem como proceder.
      E, infelizmente, nem todas as próteses estão disponíveis. Portanto, tem quem prefira comprar. E, nesse caso, deveria ter isenção de impostos, certo?
      Boa sorte com seu trabalho! Se eu puder ajudar em algo, avise.
      Beijocas

  7. Francisco Barthos Junior disse:

    Olá Lak boa tarde, desde 2001 sou deficiente auditivo e consegui prótese retroauricular através do SUS, mas com o tempo fui aprendendo com especialistas que são aparelhos ideais para quem tem perdas gravíssimas e eu por enquanto conforme exames periódicos estou com perdas moderadas, por isso optei por adquirir os intracanais, mas minha pergunta é voce pode me informar qual a lei que concede isenções tributárias, pois estou em um financiamento de imóvel pela CEF e pretendo usar o FGTS para quitação, mas se tenho direito a isenções preciso me precaver, obrigado pela atenção e parabéns pelo blog.

    • Avatar photo laklobato disse:

      Adoraria te ajudar com essas informações, mas realmente não sei. Vou tentar descobrir e, caso consiga algo relevante, te mandou por email, ok? Olha que esse tipo de informação, a gente deveria ter na ponta da lingua, mas muitas sequer chegam aos nossos ouvidos… Complicado, né?
      Enfim, se souber algo, te falo.
      Beijocas e que bom que gostou do blog

  8. FATIMA disse:

    OLÁ, MEU FILHO TEM ATROFIA CEREBELAR E NECESSITA URGENTE DE UM ANDADOR ADAPTADO AS NECESSIDADES DELE. ENTREI COM PEDIDO NO SUS, SECRETARIA DE SAÚDE ESTADUAL, HÁ MAIS DE UM ANO E AINDA NÃO CONSEGUI, TB NÃO DIZEM QUE NÃO VÃO COMPRAR, APENAS FICAM JOGANDO O PROCESSO DE UM LADO PARA OUTRO E NADA DECIDEM. SERÁ QUE EXISTE ALGUMA FORMA DE AGILIZAR ESSE ATENDIMENTO. SE PUDER ME AJUDAR FICAREI GRATA.

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.