6 meses de implante coclear bilateral

208570_551103624923312_950398267_nHoje completo 6 meses de ativação do segundo implante, o direito.

Embora já faça 3 anos e meio que operei a orelha esquerda, ter amado o primeiro implante coclear e me deliciado cada dia com ele, foi somente com o segundo IC que eu pude ter plena compreensão dos sons. Portanto, hoje é meu meio-aniversário de retorno ao mundo sonoro, de fato.

Quando decidi fazer o segundo IC, eu tinha em mente que os ganhos provavelmente não seriam muito diferentes do primeiro, porque foi isso que me foi passado pela medicina. Então, quando conversei com o Dr. Koji, falei que queria localização sonora e segurança de ter uma orelha de reserva, caso um dos ICs desse problema. Ele foi bem mais otimista que eu e disse que havia a possibilidade de eu dar um salto enorme. Sorri, mas mantive a razão falando mais alto e disse que aceitaria o que viesse.

Passou a ansiedade pré cirurgica, cirurgia, ativação, uns 10 dias e ai, veio tudo o que eu desejava – mas não me permitia ter expectativas a respeito – a compreensão da voz humana. Poder conversar ser focar nos lábios o tempo todo. Poder ouvir música e falar no telefone. Participar de uma reunião sem medo de não entender direito o que é dito. Poder assistir palestras (debate é mais difícil, se as pessoas falarem ao mesmo tempo). Tudo o que, durante 26 anos, a surdez me impediu de fazer.

Lembro da primeira música ouvida. Lembro da primeira vez que falei no telefone. Emoções tão violentas, que transbordavam e me deixavam encharcada pelas lágrimas.

Depois disso, veio um período de depressão. Senti tristeza pelo dia que perdi a audição e tudo isso me foi negado. Senti tristeza pelo primeiro IC não ter dado tão certo. Senti tristeza por ter demorado tanto para encontrar a maneira de contornar essa deficiência que me acompanha desde a pré adolescência.

Foi um período de reflexão, de medos, de angustia, de raiva… saber que o passado não pode ser mudado é bem difícil, quando você encontra a solução. Tantas coisas que eu gostaria de ter feito e não pude…

Fiz terapia, tomei florais, conversei muito com algumas pessoas e, finalmente, o período de luto passou e deu lugar a paz. Pude curtir todas as conquistas, sem mágoas. E voltei a me deliciar com as coisas mais simples: ouvir música enquanto faço academia. Entender o que a dentista fala enquanto usa máscara. Poder relaxar durante a massagem, com o som da música. Receber a primeira ligação telefônica de aniversário. Ouvir a conversa alheia (coisa feia, né?), me sentindo parte do mundo outra vez…

Certeza que sou uma pessoa extremamente auditiva, porque agora, seis meses depois apenas, eu já acho que ouvir me seja tão natural, que até me surpreendo que tenha passado 26 anos sem fazê-lo…

Eu adoro ouvir, adoro os sons, adoro música. Mas, adoro, sobretudo, saber que jamais perdi a capacidade de escutar. Isso é uma dádiva!

Comemoro meus 6 meses sonoros, ao som do tec tec tec do teclado do computador, com um sorriso de orelha a orelha e o coração grato pelas pessoas que me aturaram até a paz de espírito chegar!

Que venham muitos sons!

Beijinhos sonoros,

Lak

6 Resultados

  1. Deborah Batalha disse:

    Olá, me emocionei bastante. Lindo relato. Que você seja muito feliz. Abraços.

  2. Soramires disse:

    Lak é um milagre que se comprova diariamente…você com sua sinceridade, entusiasmo e até medos inspirou e inspira tanta gente com suas postagens no DNO. É um prazer seguir sua história. 😀

  3. Andrea disse:

    Lak,
    É impressionante como você coloca legendas em algumas coisas que já senti, sinto.
    A história pode ser diferente, mas algumas emoções são comuns aqueles que prestam atenção na vida e tentam aceitá-la (sim por que compreender é talvez impossível),
    Beijos imensos e sempre carinhosos por dividir tão brilhantemente seus pensamento.
    Beijos.
    Eu aqui já sou sua fã…e espero um dia te conhecer pessoalmente.

  4. Roselle mãe da Marcella disse:

    Como sempre nos emocionando,não é Lak?Eu aqui contando regressivamente os dias pra ativação do segundo Ic de Marcella (10/05) e vem vc com esse relato falando justamente do seu segundo Ic.Vc é e sempre será referência para mim e no futuro para minha princesa tb.Saber que há 6 meses atrás eu comecei a alimentar a idéia da segunda cirurgia,na mesma época em que vc já realizava a sua!Continue nos brindando com sua forma de escrever tão deliciosa.Te admiro muito e te desejo cada vez mais sensações tão prazerosas como essas relatadas!Bjos meus e da Marcellinha!!! 🙂 🙂

  5. Ho trovato il vostro blog su google e sto leggendo alcuni dei tuoi post iniziali. Il tuo blog è semplicemente fantastico.

  6. Marcelo disse:

    Oi, Lakita!
    Não te encontrei mais pelo MSN então vim até aqui matar um pouco da saudade. Lindo, intenso e emocionante o teu relato! Aliás, como tudo que você faz! Bj!
    PS: Matheuzinho já tá grandão! O tempo “avua”! 😮

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.