Indicação de Livro: Jonas e os Ouvidos Mágicos

jonas_e_os_ouvidos_mgicos_capa_finalA literatura voltada para implante coclear ainda é escassa, basicamente feita por livros acadêmicos/técnicos e relatos de usuários.

Porém, neste final de semana, Alice Inácio, implanta lá de Portugal resolveu inovar e produzir um livro infantil que aborda o tema, chamado “Jonas e Os Ouvidos Mágicos”, com textos e ilustrações da própria autora.

Apesar do livro ter sido lançado lá do outro lado do Atlântico, já é possível adquirir por essas bandas, através da Chiado Editora.

Devo confessar para vocês que ainda não adquiri meu exemplar e não vou me arriscar a fazer uma resenha sobre o livro.

Mas, contando pra vocês um pouquinho sobre a Alice…

Quando eu ainda estava em fase de decidir se fazia ou não o implante, mas já era moderadora de uma comunidade de surdos oralizados no Orkut (herdada do Raul Sinedino, que criou o grupo) um dia, estávamos falando sobre o IC e eu comentei que não me sentia muito confortável com a idéia de fazer a cirurgia (porque tinha medo da anestesia e da ressonância magnética) e a Alice respondeu “Que é isso, menina? Arrisque-se”. E eu criei uma certa antipatia por ela. Porque, óbvio, é difícil quando alguém fala a verdade que você não quer ouvir.

Tempos mais tarde, criei o DNO e ela sempre vinha comentar aqui no blog e colocava link para o blog dela.

Um dia, entrei no blog dela e tinha um relato dela sobre pegar o comboio de uma cidade até outra, ouvindo as portas se fechando e abrindo e o áudio que dizia sobre cada parada. E ela descrevia a sensação como “caem estrelas sonoras em cima de mim”. Não sei explicar a força exata que teve ler essa frase, mas aquilo me emocionou de uma maneira que eu me vi escrevendo sobre o assunto, se um dia eu tivesse essa sensação. Era um presságio. E foi dessa expressão “estrelas sonoras” que inspiraram os meus “beijinhos sonoros” do final de cada texto.

Devo admitir que o Jonas é como um dos milhares de afilhados de implante que eu tenho. Mas, de uma forma toda especial, porque é “filho” de uma das minhas madrinhas de implante.

De verdade, acredito que vale demais a leitura! Especialmente para as crianças pequenas que usam implante. E as crianças grandes que gostam de ler sobre o assunto.

Alice no lançamento do livro em Lisboa, em 17/10/15.

Alice no lançamento do livro em Lisboa, em 17/10/15.

Beijinhos sonoros,

Lak

3 palpites

  1. Alice Inácio Alice Inácio disse:

    <3 beijo neste teu coração!!!

  2. Alice disse:

    Lak,

    Depois de tanta agitação que agora acalmou vim aqui ler e tenho água nos olhos a encher de alegria! Beijo neste coração sonoro e prologado! 🙂