Manutenção do Implante Coclear pelo SUS

A conversa é antiga, mas não pode cair no esquecimento. Portanto, voltemos ao assunto manutenção do IC.

Que o SUS cobre a cirurgia do IC para boa parte dos casos (existem critérios de quem pode ou não fazer IC, já contei que o IC não é para todo mundo)  boa parte dos leitores já sabe. Mas o que nem todo mundo sabe é que o IC é caro de manter depois da cirurgia e isso precisa também ser garantido pelo SUS. Tal qual um diabético precisa receber todo o tratamento necessário para manter sua qualidade de vida, gratuitamente, um usuário do IC precisa de manutenção para o caso de quebra, desgaste, perda, roubo, reposição de peças depois da cirurgia. E também de bateria para que o IC funcione. E também da possibilidade do IC bilateral, para quem tiver essa indicação. E até mesmo de tratamento de reabilitação auditiva, já que o IC sozinho não faz milagre. E tudo isso PRECISA estar a disposição da população.

Pensando nisso, algumas mães foram a luta e conseguiram, através de uma ação conjunta no Rio de Janeiro, que tudo isso fosse garantido pelo SUS. Aí entraram com uma liminar para acabar com esse direito. Mas elas não desistiram e continuaram lutando e semana passada, dia 17/09/12, conseguiram derrubar a liminar e o direito voltou a valer. O problema é que, a gente sabe, o nosso governo abocanha 40% dos nossos rendimentos, mas não aceita de bom grado fazer NADA pelo povo, sem muita briga e burocracia. Portanto, a gente precisa se manifestar para manter essa ação valendo. Porque ela é valida para o SUS do país todo, crianças e adultos. Incluindo troca de aparelho a cada 10 anos.

Como eu sei que tem muita gente que desiste de fazer o IC por causa do alto custo pós cirurgico, esta é a maneira de garantir que tudo seja coberto pelo sistema de saúde.

O que é necessário fazer?

Preencher a petição do .pdf abaixo e enviá-la assinada, junto com uma xeróx do  CPF, RG e comprovante de residência ao Conselho Nacional de Justiça Endereço para correspondência: Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça – Anexo II do Supremo Tribunal Federal, Praça dos Três Poderes, S/N – Brasília/DF – CEP: 70175-901

No caso de crianças, deve-se enviar no nome dela, mas com representação do tutor legal (mãe, pai, etc) e os documentos de ambos.

Petição Publica para Manutenção do Implante Coclear via SUS

Além disso, vale a pena assinar o Abaixo Assinado Pela Manutenção do Implante Coclear que já vem sendo divulgada há um tempo.

Esta é uma boa hora e uma excelente maneira para a gente se manifestar e brigar para manter o direito de ouvir!

Beijinhos sonoros,

Lak

 

2 palpites

  1. Mariana disse:

    Assinado! A saúde e tudo relacionado à saúde deve ser acessível a todos, sem exceção. Fico com desgosto quando vejo que a realidade não é bem assim, mas lutemos para mudar isso!