Meu segundo implante coclear: BiLak Mode on e a serenata de grilos

Olhando pra baixo, concentrada na audição!

Trinta dias exatos se passaram e chegou o grande dia de ligar o aparelho que me me permitiria ouvir bilateralmente.

Não, minto, 25 anos, 9 meses e 9 dias se passaram e chegou o dia de ouvir bilateralmente de novo.

Escolham a introdução que mais lhe agradarem e continuamos.

Dormi pouco – depois de encher muito a paciência dos meus amigos de facebook – acordei muito cedo. O tempo simplesmente parecia não passar.

Cheguei no consultório bem na hora marcada. E logo que a Fga. Valeria Goffi saia da saia, trouxe com ela uma menininha de uns 2 anos biimplantada. Sorri e chamei-a para mostrar meu implante, igual ao dela. Ela não gostou nem um pouco de ver outro implantado e se recusou a falar comigo. Dei risada, mas entendi. Nem todo mundo quer se identificar com os demais, alguns de nós gostam de ser especiais hahaha

Entrei na sala, levando comigo a minha platéia. Mãe, marido e ainda uma amiga, Dorotéia, que queria assistir a ativação bilateral de um adulto.

Na real, ativar, eu ia de um lado só, mas ouvir, iria dos dois, então chamamos de ativação do bilateral mesmo.

A primeira coisa que fiz foi tirar da mochila meu Raio X, que mostra os dois implantes e permite ver como o feixe de 18 eletrodos do esquerdo difere da perfeição física do feixe de 22 do direito. Portanto, é visivel a diferença entre eles, o que PODE (enfatizo o pode, porque nada é garantido) significar uma diferença na compreensão do som. Ou não, mas como já disse, tanto faz.

Valéria me respondeu “Ai, que lindo!! Olha o caracol perfeito que os eletodos formaram! Da primeira vez, a gente viu que não estava perfeito, mas quis que você preservasse a sua cóclea para tecnologias futuras”.

Respondi “As tecnologias futuras são para outras pessoas. Eu já esperei 25 anos!” sem, claro, desmerecer as outras tecnologias, que possam inclusive representar uma cura para a surdez ou quem prefere esperar. Eu falo de mim e para mim. 25 anos de espera me bastaram, grata!

E fui conectada ao computador de programação. Não sem sofrer horrores pra encaixar o imã na cabeça, porque só sei fazer isso do lado esquerdo hahaha e me dei conta como é difícil no começo, tendo agora eu mesma como parâmetro de comparação.

De olhos fechados, para ouvir melhor, sempre..

Testamos os sons, até chegar num nível confortável para volume baixo e alto, sons graves, médios e agudos.

O primeiro som que eu ouvi foi a voz da fono, seguida pela minha. Fiquei assustada com a minha voz, ouvida pela orelha direita. Não sei explicar, mas soou tão estranha.

Ligar o esquerdo, logo em seguida, foi apavorante. Deu medo da audição ficar desconfortável. Mas não…

Ouvir dos dois ouvidos foi perfeito. Tive a sensação de que, finalmente, ouço de VERDADE, sem parecer que falta alguma coisa. Não sei explicar por quê, mas pra mim, ouvir tem que ser pelos dois ouvidos.

Ainda está bastante baixo. Tudo que ouço parece som de grilos, bem agudinhos…

Raul tinha me pedido para gravar a minha choradeira, mas não foi possível. Minha vontade era de rir, de maneira compulsiva. Faço isso quando fico nervosa.

Não sei dizer que ter dois implantes é necessariamente melhor que um. Ou que apenas um implante acompanhado de aparelho não supra realmente as necessidades de um surdo profundo bilateral. Só posso dizer que, pra mim, dois implantes é mais completo. Ponto e basta.

Beijinhos sonoros,

Bilak

45 palpites

  1. Raul disse:

    Nenhuminha foto da ativação? Deixe a timidez de lado!

    Beijos 😎

  2. Wellington Alves disse:

    Estou muito feliz por vc Lak. Só posso dizer: Parabéns!

  3. Regiane disse:

    Querida, Parabéns!! Só de ver você super hiper mega feliz, eu fico feliz tbm.. queria tanto ter essa felicidade tbm.. ouvir pra mim é super importante.. mas quem sabe um dia eu ainda seja implantada.. enquanto fico no aguardo dos médicos com duvidas, fico aqui vendo sua felicidade, sem inveja ta.(inveja é pecado). mas sim feliz. 😀

  4. Eliane disse:

    Como acompanhei de pertinho, só consigo dizer que foi um momento de emosons pra vc e, pra mim como expectadora e sua mãe de profunda emoção. Haja coração! feliz, feliz BiLak! 🙂

  5. Consegues ver o meu sorriso? 🙂

    Isto basta, que venham as conquistas bilaterais. Realmente cada caso é um caso, mas sabe que é começando pelo mais baixo que se vai ao longe, e com os mapeamentos estará a cada dia melhor, disso não tenhas dúvidas! 🙂

    Acho que a menina bibi ficou com ciúme de você, risos! 🙂

    Vontade grande em me torna BI rapidamente! 🙂

    Que estas chuvas sonoras sejam tão brilhantes ruidosos!

    Beijinhos
    Sun Melody aka Alice

    P.S – fotinha fotinha fotinha bilateral!!! 😀

  6. Mônica Bello disse:

    Muuuuuuuuito feliz por você, Lakinha! Agora você ouve em som estéreo! 😀
    Que você ouça bilateralmente todos os sons e que sejam frequentes belas melodias, palavras de amor, os sons da natureza, o mar, passarinhos, vento nas árvores, sininho da felicidade… 😉 Beijos estalados.

  7. Renata disse:

    Lak… muito feliz por ti!!!! muitos sucessos sonoros pra ti e venha nos contar a cada progresso que tiver!
    bjs estalados (ouviu????) lkkkkk 😀

  8. teresa disse:

    Minha querida, que felicidades!!! Eu estava curiosa de saber suas noticias. Faltou sua foto ou vídeo para a gente ver. Estou muito feliz por vc. Tenho vontade de fazer outro implante bilateral, quem sabe um dia?? Estou começando em planejar p/ próxima cirurgia em São Paulo, se Deus quiser!!! Com o passar do tempo, vc chegará a ouvir as palavras, as conversas e as vozes das pessoas. Continue dando mais detalhes neste post. Beijos.

    • laklobato disse:

      Prontinho, Teresa. Atualizei o post e já tem fotos.
      Não sei ainda se o bilateral é pra todo mundo, estou avaliando. Mas, se vc tiver indicação médica, faça sim. hehhe
      beijos

  9. Marisa Teixeira disse:

    Não preciso dizer o quão feliz fico com seu progresso.
    Nem preciso dizer que espero sempre que Deus continue trilhando contigo essa jornada mágica, que é a sua vida.
    Muito menos preciso falar da admiração que tenho com seu dom de escrever, que é maravilhoso… Poucas são as pessoas que descrevem tão bem um momento, a ponto de fazer com que nos sintamos lá, presentes.
    Lembrar que você deu a volta ao mundo, Camará?
    Ou que eu tenho um grande orgulho de ser amiga de uma cyborg?
    Ahh.. pára ow…
    Palavras são tão poucas e tão insignificantes…
    Mas vou dizer algo, com sotaque paulista:
    “Que máximo, meu!!!!! Uhuuuu!!!!”

    beijo imenso pra ti!
    Felicidades enormes pra sempre!

  10. Babsie disse:

    Ow!! Tem que mudar a imagem do implante com o AASI, né? 😀
    #show

  11. Bia disse:

    Parabéns Lak!!! Fico muito feliz por você!!! Mesmo a distância (o tempo e a correria tem me impedido de acompanhar de perto e ativamente tudo o que gosto) acompanhei e torci muito por mais essa conquistas… muitos sons para você!!! Bjins 😀

  12. Magda Vagli Zobra disse:

    Muito feliz por vc Lakinha, como vc sabe também tô na luta pelo IC…sua espera foi bem maior que a minha está sendo, mas não vou desistir não, uma hora eu consigo,como vc mesma disse eu tenho que confiar em Deus e no Dr. Koji a hora que tiver que ser será…essa semana fui la no HC e tirei novo molde pra testar um outro aparelho e a Fono Ana Tereza disse que se não resolver vou para IC…então agora é esperar e paciência…..que vc escute muita musica boa que é o que eu mais sinto falta..bjsss 🙂 🙂

  13. Lak, vou te enviar as fotos que fiz. E o texto que escrevi, também. Uma forma de agradecimento por você permitir que eu participasse de um momento tão especial na sua vida. Bjs

  14. Ale disse:

    Laklinda, parabéns!!! Adorei as fotos!
    Sobre a sua voz ser estranha… relaxa. TODOS achamos a propria voz estranha! rs Pelo menos eu acho a minha… rsrsrsrsrsrsrs
    Eu nao tinha me tocado que era dificil colocar o ima do lado novo… rs
    No inicio quando caia o lado novo do Felipe, ele me pedia para colocar… eu questionava: “mas vc nao consegue colocar do outro lado Felipe?! Deixa de ser fresco!” Das primeiras coloquei, das outras entreguei de volta pra ele e o ajudei a colocar…
    Que mae lesa meu filho tem… nem dou bola/atenção para as dificuldades dele! Ainda reclamo com o coitado! 🙁
    A sorte é que ele aprendeu rapído!!! 🙂
    Sobre deixar uma coclea para novas tecnologias… Essa foi uma das minhas duvidas…mas hoje nao me arrependo… Se sair uma coisa nova, rapidinho eles vao estudar uma outra forma de se fazer com uma ja perfurada… e o futuro a Deus pertence… Precisava fazer com que ele escutasse da melhor forma agora!
    Muito feliz por vc!
    Bjs

    • laklobato disse:

      Verdade… enquanto a gente espera, tem que aproveitar. Senão, é tempo desperdiçado, porque ele não volta mais. Passou, já era!
      Sobre o imã… hahahaha é que fazer pro lado oposto do habitual é esquisitissimo mesmo!!!
      Beijocas

  15. Luciana Peplau Mendes disse:

    Oi Lak, parabéns pela ativação!! É muito bom e proveitoso ouvir um adulto falando sobre implante e melhor agora que você também é biimplantada. Sou mãe do Bruno, 5 anos, ele também é biimplantado desde fevereiro deste ano. Percebi que a localização de som dele melhorou muito, e agora quando o celular ou o interfone tocam, ele olha direto, sabe que o som vem de lá, e sabe o que é…. E com o imã do lado direito, ele aprendeu rapidinho a colocar… Beijos e muita boa sorte com a ativação e com todas as novas descobertas sonoras!!

  16. Greize disse:

    Achei tão bonita a foto com vc de olhos fechados, ouvir de olho fechado e tão bom, né.
    Bjos sonoros, duplos.rsrsrs 😉

  17. SôRamires disse:

    Adorei tudo isso! 😉

  18. Denise disse:

    Muito feliz de ler isso! É claro que “ouvir tem que ser pelos dois ouvidos.” Te entendo perfeitamente; eu por exemplo, a medida que foi aumentando os sons no mapeamento, percebo nitidamente que está faltando algo… mas por enquanto vou curtindo o teu bilateral… 😈
    Bjos e felicidades!

    • laklobato disse:

      Nao tenha pressa. Mas continue usando o AASI do lado nao implantado, por mais que atrapalhe. Se vc deixar o nervo sem estimulo muito tempo, mesmo que seja um estimulo incompreensível, ele pode atrofiar.
      Beijos

  19. Livia disse:

    Lak!
    Parabens pelo Bilateral… que cada novidade sonora seja uma conquista especial em sua vida… beijos! 🙂

  20. Olá Lak descobri seu blog através do Negão. Fico feliz em saber que existem pessoas como você… Determinada e otimista! Vi seu vídeo fiquei emocionado. Tenho um filho de 16 anos com problema auditivo (perda severa). Ele usa 2 aparelhos e, faz tratamento no “centrinho” em Bauru-SP, porque tem fissura labiopalatal. A partir de agora vou sempre visitar seu blog. Gostaria que vc desse uma passadinha no meu.(robertoalexandreblog.zip.net) Boa sorte, parabéns pela coragem de lutar. Um abraço forte!!!

  21. Andrea disse:

    Querida feliz por você…
    Um beijo grande

  22. CARMINDA disse:

    Ebaaaa!!! Que coisa boa!! que coisa maravilhosa ver q vc está recebendo um monte de sons de grilinhos d eforma positiva e calma. Isso é um insentivo p/ que deseja fazer um segundo implante e ser bilateral tbém! Obrigada por compartilhar tudo isso conosco Lak! bjs e sucessos!!!!

  23. Geraldine disse:

    É isso mesmo um complemento necessário, útil e de grande valia.
    Felicidades sonoras bilaterais! 😀

  24. Luciane(mãe do Lucas) disse:

    Parabéns Bilak! Vc é muito corajosa!
    E agora só falta mudar a Logo (coração)do Blog, né? Hahahaha.

    • laklobato disse:

      oi, Lu… 🙂
      corajosa e feliz, porque pro meu caso, o segundo IC foi um sucesso. Tem gente que consegue tudo com 1 só, mas infelizmente, eu precisei de dois…
      Haha prometo trocar o logo em breve!!
      Beijos