Programa Especial entrevista surda oralizada que fez intercâmbio

Muita gente tem a ideia de que deficientes auditivos tem dificuldade de aprender idiomas em geral – inclusive o português – e por isso, não sabe que somos perfeitamente capazes de aprender e falar quantos idiomas tivermos interesse.

Pessoalmente, já cansei de falar que estudei francês e espanhol (em Madrid) e agora, estou indo pro 4º semestre de inglês.

E também já entrevistei o Guilherme Chazan, que fez intercâmbio nos EUA e em Israel.

Mas, ainda assim, a maioria acha que isso é impossível e, graças a uma corajosa menina de 14 anos chamada Clara Bonan, o assunto virou notícia.

O vídeo abaixo conta sobre a experiência dela, com legenda e intérprete de Libras.

É, enquanto o povo fica aí acreditando que surdos oralizados são pessoas poucos instruídas e analfabetos funcionais (eu li essa teoria brilhante no livro “Vendo Vozes” de Oliver Sacks), a gente vai se tornando poliglota, viajando o mundo e deixando até ouvinte preguiçoso no chinelo!

Beijinhos sonoros,

Lak

3 Resultados

  1. Simone disse:

    Muito 10! Parabéns à Clara! Parabéns à família pela iniciativa de ajudá-la no caminho!
    Que haja mais surdos oralizados que façam o mesmo que a Clara!! 😀

  2. Karen disse:

    Interessante mostrar que os surdos oralizados são esforçados e tem a força de vontade de aprender línguas estrangeiras. E como!!!!
    Já me apresentei que sou oralizada. AMO (SIM, EU GRITO: AMO!!!) linguas estrangeiras, além da língua portuguesa.
    Aprendi o inglês aos 7 anos de idade – “como é possível? – muitos irão perguntar, porque nessa fase é o periodo de alfabetização da lingua materna: o português.
    Minha primeira língua estrangeira que aprendi a falar foi o inglês e não tive dificuldades de aprender essa língua e nem tampouco, fiz confusão com as palavras. Soube separar as coisas muito bem.
    Atualmente, sou poliglota em inglês, francês, hebraico e espanhol.
    Precisamos provar ao povo que também somos capazes nessa arte de falar línguas estrangeiras? Tem gente que só sabe gabar…
    O bom disto, é que fazemos as coisas com amor, sabendo das nossas dificuldades, conseguimos transpor barreiras. Isso é maravilhoso!
    Deus abençoe a todos os surdos oralizados que são vencedores e que não se deixam de abater! Acreditem nas suas habilidades, no potencial e capacidades!!! beijos! 😉

  3. Ewerton Luiz disse:

    Fascinante! É muito bom assistir a reportagens como esta, mostra que podemos levar uma vida como a de qualquer outra pessoa, dentro de nossas possibilidades.

    🙂

Participe da conversa! Comente abaixo:

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.