Qual o jeito certo de chamar o Implante Coclear?

Ai meu Deus, como se chama esse troço esquisito que essas pessoas usam colado na cabeça, acho que para ouvir…?

Se você já se pegou diante de termos bizarros para se referir ao implante coclear, vai se divertir com esse “dicionário informal” das terminologias usadas para o IC.

Conheça as maneiras certas, erradas e amadas para e referir à nossa adorável tecnologia auditiva.


Errado: Transplante Coclear

Um transplante é quando um órgão saudável é removido de uma pessoa e colocado em outra.

Com a tecnologia atual não é possível remover uma cóclea saudável e transplantar para uma pessoa surda. Mas vai saber o que o futuro nos espera.

De qualquer forma, a cirurgia de implante coclear é muito menos invasiva do que um suposto transplante e os riscos de rejeição são infinitamente menores.


Errado: Implante Nuclear

O termo “nuclear” significa “relativo ao núcleo”. Em física, este termo é utilizado ao se falar de partículas encontradas no núcleo dos átomos. Esse termo também é bastante conhecido para se referir à energia atômica (energia nuclear, usina nuclear) ou às armas atômicas (bomba nuclear), que se valem da energia gerada por reações nucleares.

Nosso implante coclear é potente e consegue fornecer a audição para quem não consegue ouvir nada ou quase nada com a audição natural. Mas isso não quer dizer que ele precise de energia nuclear para funcionar hehe.


Muito errado: Emplante Coclear, Implante Conclear (ou cloquear, cloclear, coclear…)

Claro que muita gente nunca ouviu falar disso, mas tem gente que convive com o implante coclear há anos e continua falando e escrevendo errado. Na dúvida, consulte o dicionário ou o corretor automático.


Quaaase certo: Implante de Ouvido

Apesar deste nome não estar totalmente errado, ele não pode ser utilizado para se falar apenas de implante coclear. Ele também pode ser usado para se referir aos implantes de ouvido médio, como o Carina ou o SoundBridge. Já o implante coclear é um implante feito no ouvido interno.


Aceito: Implante auditivo

Este nome pode ser usado para se tratar de implantes cocleares, mas ele também abrange outros implantes que recuperam a audição, como os implantes de condução óssea e os de ouvido médio.


Cena da abertura do seriado “A Mulher Biônica”

Aceito: Ouvido Biônico

Esse termo era bastante utilizado nos anos 70 e 80, quando passava na TV seriados como o “O Homem de Seis Milhões de Dólares” (que também era conhecido como O Homem Biônico) e o spin-off “A Mulher Biônica”. Se você viveu essa época, como eu, dele lembrar que esses seriados eram um sucesso e tudo era chamado de biônico. A Mulher Biônica, por exemplo, tinha sofrido um acidente de paraquedas e recebe implantes nos braços, pernas e até um implante auditivo parecido com o nosso, mas muito mais potente, já que ela conseguia ouvir à distâncias incríveis e sons que os humanos normais não ouvem.

Por causa dessa popularidade, a mídia da época começou a chamar os primeiros implantes cocleares de ouvido biônico (o que não está errado), mas a onda passou e o nome é usado cada vez menos. Quem sabe no futuro nossos implantes possam fazer coisas extraordinárias e a gente possa passar a perna nos ouvintes hehe.


Amado: Papapá

Este é o nome que a maioria das crianças pequenas chamam o processador do implante coclear.

Quando o implante é ligado, a fono fala “pá-pá-pá” para testar se a criança está ouvindo. Naturalmente, esse virou o jeito mais fácil de explicar para as crianças o nome desse aparelhinho que elas precisam usar o tempo todo.


Correto: Implante Coclear

O implante coclear, como sabemos, é um dispositivo eletrônico implantado por baixo da pele e um feixe de eletrodos é inserido dentro do ouvido interno, na cóclea.
O termo “implante coclear” se refere apenas à parte interna do implante, já que “implante” significa “algo que é inserido dentro do corpo de uma pessoa”. A parte externa é chamada de “processador de implante coclear” ou “processador de som”. Embora, no dialeto popular, a gente use o termo “implante” pra falar da parte externa e tudo bem…


Tem gente que dá até apelido para o seu implante.

E você? Como você chama o seu querido implante coclear? Me diga nos comentários.

Beijinhos sonoros,

Lak Lobato

20 palpites

  1. Eu gosto muito de “transplante nuclear”. Se fosse pra votar pra mudar o nome, faria campanha pra esse, sem duvida 🤔

  2. Chiyo Fukuda Chiyo Fukuda disse:

    Me lembrei de quando Heitor foi operado a primeira vez, um conhcido disse ” Nossa! Parece uma orelha de verdade! Não dá para saber que é implantada!!!” 😂

  3. Pápápá de ouvido😂😂😂
    Papapa para comer é bom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoticons Smile Grin Sad Surprised Shocked Cool Mad Razz Neutral Wink Red Face Cry Evil Twisted

%d blogueiros gostam disto: