Reunião sobre Acessibilidade na TV (legendas e closed caption) em São Paulo

Pessoal,

Convidando vocês para um evento super importante para quem usa a legenda como recurso de acessibilidade ao assistir programas de televisão.

O motivo da reunião é que as normas do closed caption sofrerão alterações devido a interrupção de sinal analógico para TV Digital, que será usado com exclusividade a partir do ano que vem (2016).

Então, as emissoras de televisão querem aproveitar essa brecha para fazer alterações na qualidade e delay.

Atualmente, é obrigatório que as legendas tenham no mínimo 98% de acertos e no máximo 4 segundos de delay (tempo entre a fala e a entrada da legenda).

Em programas gravados ou feitos no exterior, esta meta é bem fácil de cumprir, já que há tempo suficiente para digitar e revisar o texto. A dificuldade está em legendar programas ao vivo, onde é preciso contratar um estenotipista para digitar o que é dito em uma velocidade impressionante.

É por isso que as emissoras estão querendo alterar a norma. Assim elas poderiam usar um software de reconhecimento de voz, que possibilitaria legendar automaticamente 100% da programação e de quebra seria mais barato do que contratarem mão de obra qualificada para o serviço.

Porém, aparentemente este software não é essa maravilha toda. Ele não é capaz de chegar nem perto dos 98% de acertos e nem exibe as legendas tão rápido quanto exigido pela legislação.

Segue então o convite, que na verdade é um APELO para que vocês (deficientes auditivos ou não) participem.

Nessas reuniões só tem participado surdos usuários da LIBRAS e, apesar deles também necessitarem de acessibilidade, o foco deles são as janelas de intérpretes e, por isso, as legendas acabam sendo deixadas de lado nos debates. Já que o público interessado em legendas não se manifesta.

Essas mudanças irão afetar a qualidade de vida de todos, afinal legenda é útil para a compreensão não apenas para quem não ouve, mas de vários outros públicos como estrangeiros que querem melhorar a compreensão do português, TVs em ambientes barulhentos ou quem não quer a televisão fazendo barulho mas quer assistir (por exemplo, de madrugada, quando os familiares então dormindo).

Precisamos mostrar que a legenda precisa ter alta qualidade, com informação correta eser no tempo certo, para todos nós termos compreensão adequada da programação.

ACESSIBILIDADE NA TV – LEGENDAS

Data: 24.06.2015
Horário: 11:00hs às 15:00hs
Local: SET – Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão Auditório de conferências
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 252 – Barra Funda – São Paulo.

Por solicitação do Analista Sr. Alvaro Almeida, segue convite para participar da 5ª Reunião/2015 da Comissão de Estudo de Acessibilidade em Comunicação na Televisão(ABNT/CE- 40:003.001) da ABNT/CB- 40 – Acessibilidade.

CONVITE Prezados(as) Senhores(as),

A ABNT, como único foro de normalização nacional e diante de uma demanda de normalização, promove reuniões de Comissão de Estudo onde estejam representados todos os envolvidos com o assunto a ser normalizado e onde eles possam, em nível nacional, discutir e estabelecer por consenso, regras, diretrizes ou características para suas atividades.
Com o objetivo de elaborar normas concernente a terminologia, requisitos, métodos de ensaios e generalidades, convidamos V.Sa. para participar da 5ª Reunião/2015 da Comissão de Estudo de Acessibilidade em comunicação na televisão (ABNT/CE- 40:003.001) do ABNT/CB- 40 – Acessibilidade, a se realizar conforme programação a seguir.

Pauta: – Leitura e aprovação da minuta da Ata da 4ª reunião/2015;
– Continuação do projeto de norma de revisão da ABNT NBR 15290;
– Assuntos gerais.
Tendo em vista a relevância que esta Norma terá para o setor (empresas/entidades privadas e órgãos governamentais) é de fundamental importância a participação de V.Sa., ou de seu representante, no sentido de agregar valor e opiniões técnicas.
Na certeza de que iremos contar com a presença de V.Sa. ou de seu representante, subscrevemo-nos.

SOLICITAMOS QUE CONFIRME SUA PRESENÇA/AUSENCIA .

Atenciosamente.
Wemerson Silva Nascimento
Gerência do Processo de Normalização
Rua Conselheiro Nébias, 1131 – Campos Elíseos
01203-002 – São Paulo – SP
Tel. (+55 11) 3017.3637
Fax (+55 11) 3017.3633

Eu vou e quero companhia, gente. Uma só andorinha não faz verão, por favor!

Beijinhos sonoros,

Lak

2 palpites

  1. que ótimop que você fez esta postagem…eu ando com lerdeza e não fiz, então compartilho a sua.

  2. Marcya Santos Marcya Santos disse:

    Que pena,moro no Rj e não poderei participar.

%d blogueiros gostam disto: