Sexta feira livre: para falar de aniversário 2 “Um ano de desculpas!”

Amanhã, dia 17 de abril, “Desculpe, não ouvi!” completa um ano no ar.

Tenho que admitir que não esperava um blog na qualidade que ele se tornou. Desde o começo, fiquei surpresa com esse cantinho. Seja pelo layout fofo que o Edu fez. Seja pelo interesse das pessoas pelos meus causos e histórias.

Quando resolvi fazer o DNO, tinha o intuíto de informar as pessoas sobre algo que falta na mídia: o conhecimento sobre a diversidade existente dentro da deficiência auditiva.

Todo mundo sabe que existe surdo sinalizado (os famosos errôneamente chamados de surdos-mudos) e, hoje em dia, também sabem que existe a língua de sinais, a Líbras, que é um idioma reconhecido por lei.

Mas quantas pessoas sabem que um surdo pode ser oralizado? Que a leitura labial existe? Que o Implante Coclear é uma excelente opção para a surdez?

Certamente, agora tem mais gente do que há 1 ano atrás sabendo! Inclusive os meus conhecimentos se ampliaram, graças as maravilhosas contribuições, como a história do Henrique (que usa o Esteem, aparelho auditivo implantável). E até pelo conhecimento prático – que faço questão de dividir aqui – no meu implante recém feito.

Hoje, faço 4 meses de ativada e ontem, pela primeira vez em 23 anos, pude falar com meu pai ao telefone. Claro que um ainda é uma conversa básica e quase monossilábica da parte dele, mas o suficiente pra um recado rápido e uma segurança para tanto que eu não sentia, desde que me entendo por surda.

O post mais acessado? O do próprio Henrique, já linkado. Muita gente baixa aqui do nada, interessado nesse novo aparelho auditivo.

O post mais comentado? As minhas notícias pós-cirúrgicas. Sei que deixei muita gente de coração na mão até avisar que estava tudo bem. Mas também sei que sem tanto apoio moral, emocional e físico, eu não teria entrado acordada na sala de operações, de tão calma que me sentia. Tinha gente suficiente pra segurar todo o meu nervosismo, a ponto de não sobrar quase nada pra eu sentir hehehe

O comentário mais emocionante? Foram muitos. Gente que perdeu a audição depois da aquisição da fala e  se sentia um peixe fora d’agua por não falar libras. Gente cujo filho, neto, sobrinho é deficiente auditivo e os meus relatos bem humorados tiravam o peso da deficiência. Gente que acabou de perder a audição e se sente perdido, até se encontrar aqui…

Mas a melhor parte do blog são as amizades que surgem por causa dele. Amizades que vão além de conselhos e partilhar da dor. Acompanhar a decisão pelo IC de amigos. Acompanhar os medos pré cirurgicos de quem vai ter um parente entrando na faca.

Certamente, o DNO mudou a minha vida, me fez crescer como ser humano (e não só como escritora) e me fez acreditar que a amizade supera qualquer distância.

Feliz aniversário pra todos nós.

Beijinhos sonoros,

Lak

37 palpites

  1. Jairo Marques disse:

    Tô roxo de orgulho, de emoção por um ano desse espaço que não me canso de dizer, é histórico. Parabéns ao “DNO”, parabéns a essa blogueira de mão cheia, de ouvidos alertas e de alma brilhante… beijos, florzinha

  2. Edelson disse:

    Oi Lak!!!

    Parabéns pelo 1º Aniversário do blog!!! 1 ano de muito sucesso hein?! E o mais importante, sempre atualizado! 1 ano de muitos que ainda virão… Continue assim, preenchendo nossas vidas com esse espaço maravilhoso!!!

    Bjus!

  3. SôRamires disse:

    Lak parabés para você e para os leitores do DNO…
    Aqui tem espaço para rir, chorar, esbravejar e compartilhar.
    Funciona para mim como o blog parceiro do Blog Sulp porque nesse que chamo blogão a gente se concentra mais na divulgação de notícias, equipamentos e batalhas a serem travadas para melhorar nossa qualidade de vida.
    E no DNO entra a dose certa, o toque pessoal, humano carinhoso, divertido e ao mesmo tempo muito sério.
    Viva nois!!!! 😳 🙂 😀 e viva o Jairo que nos inspirou, o blog Sulp também é filhote desse cadeirante metido.

  4. Edelson disse:

    Sempre lendo mas sem comentar, hehehe!

    Obrigado por Add no twitter tbm!

    Bjus

  5. David disse:

    Parabéns ao DNO, parabéns a você Lak por nos presentear com um blog tão cativante e com suas histórias inspiradoras.

    Sou um daqueles que está em busca do IC (devo fazê-lo em Junho… não vejo a hora) com muita confiaça após ter lido seus depoimentos.

    Que o DNO continue inflamar paixões, propagar informações, apoiar os desesperados e promover os laços de amizade.

    Grande beijo.

  6. Simone disse:

    Hum…não vai fazer festa, né?
    Bem, vc, como criadora do blog, pode se contentar com as palavras dos leitores, que já te parabenizam abundantemente! Tomara que as palavras façam a “festa”! rsrs.
    Lak, parabéns pelo 1o. aniversário do blog! Que seja visto e lido por muitos por um tempo indeterminado!! hehe!
    Sucesso sem fim!!
    Simone.

  7. SôRamires disse:

    Completando o raciocínio, tudo começou com as dicas para conversar com os surdos que o Jairo pediu que você escrevesse…como todos adoramos pedimos para publicar também no SULP e assim nosso padrinho Jairo foi o culpado de tudo. A bença padrinho! 😈

  8. Lu disse:

    Ê!! PARABÉNS!!!! 😀
    Mas eu tenho msm é que agradecer pelo blog! Aprendo mto, me divirto mto e me emciono mto!! E fico ansiosa qd vc fica sem postar!! Hehehe….Sou msm uma fã, admito!! Tanto é q vim dar uma espiadinha no meio das minhas férias…..
    Beijinhos!!!

  9. Andressa Engel disse:

    Parabéns!!!! Que maravilha seu blog fazendo níver….
    O seu blog me fez sentir mais confiante e vi que não sou a única a ficar surda, e comecei a encarar de uma forma mais positiva…tbém virei sua fã, adoro ler os seus posts…Muiiito Sucesso.
    Bjus

  10. Julia disse:

    Nossa, só um ano? Eu ja tinha a sensação de andar por aqui mais tempo! Isso significa q eu cheguei nesse blog (e ate hoje nao me lembro o que procurava, coisa de navegadora que se permite perder por ai) e tambem aprendi muitíssimo sem saber como retribuir. Somos diversos, somos únicos. Beijao e boas comemorações!

    • laklobato disse:

      Hihihihi pra você ver… Apenas um ano. E, pra mim, também parece que faz mais, bem mais…
      Você retribui, Ju, quando lê, quando comenta, quando faz perguntas que se transformam em posts e, provavelmente, quando conta pra alguém de algo que leu aqui e a pessoa passa a ter uma informação nova.
      Beijinhos e obrigada, sempre.

  11. zuleid disse:

    Lak, obrigada por tanta coisa boa neste ano! Obrigada por compartilhar de maneira tão verdadeira e aberta cada uma de suas experiencias e emoções!
    Saber que faço parte deste universo de conhecimento, camaradagem e troca de informações me faz muito feliz!
    Que este blog continue estimulando e incentivando as pessoas a procurarem o melhor caminho pra ser feliz. Que seu bom humor e inteligencia continuem fazendo amigos pelo universo virtual e real!
    Parabens a todos e um beijinho espalhafatoso prá você!!!!

  12. Mariah disse:

    Parabéns por compartilhar conosco durante este ano, toda a sua luta, recuperação e alegra. Um abraço!

  13. inês disse:

    Por acaso, também fiquei de boca aberta como a Júlia: só 1 ano??? È que temos vivido muito aqui, com as tuas palavras, as tuas histórias, a tua história…
    Parabéns!!
    bj

  14. Bruna disse:

    Abençoada a hora que você resolveu fazer esse blog. Me apaixonei na primeira leitura e agora sou viciada. Ah, e morro de inveja desse layout… hehehe
    Parabéns ao blog, parabéns à você pelos textos lindos e depoimentos emocionantes. Mil abraços…e que um dia eu possa te dar esse abraço não só virtualmente!
    Bjs
    😉

  15. Eliane Lobato disse:

    Lak, sempre tive um super orgulho de vc! sua forma de ser, de lidar com a vida, de aceitá-la como um desafio e não esmorecer diante das dificuldades, dos imprevistos.
    Que lindo! 1 ano desse blog super informativo e dando a oportunidade do compartilhar experiências e dando clareza e força aqueles que precisam.
    Parabéns! sou sua fã número 1 de carteitinha, ou número 1000 não importa, sou sua fã cada vez mais, cada dia mais. Vc ampliou o meu entendimento em relação a vida e amplia sempre, é um grande prazer ser sua mãe o universo de fato me presenteou com vc, continue linda e firme nesse seu propósito de esclarecer as pessoas, de divulgar o IC e, de mostrar que por estarmos vivas tudo pode acontecer de bom e menos bom mas que não devemos nos limitar a isso, ter coragem e ir adiante…pq a vida é isso… é movimento e sobretudo é a magia de sabermos nos adequar a ela. Te amo muito! mais uma vez Parabéns por 1 ano de sucesso 😉 😀 🙂

  16. SôRamires disse:

    que belezura de mãe e 🙂 que belezura de filha!!!! 🙂

  17. fabiana disse:

    Lakinha parabéns pelo primeiro aniversário do blog e que venham muitos. Eu tenho que agradecer pelas informações que colocou aqui, porque eu também não sabia nada sobre surdo oralizado. São tantos novos conhecimentos, que só posso agradecer a você pela iniciativa do blog e também ao Jairo por tê-la inspirado.
    Beijos sonoros. 😉 😳

  18. Ka disse:

    Estou atrasada 😳 …mas queria deixar um abraço, pois é isso que este blog faz…nos abraça, nos envolve numa narrativa singular e emocionante! Deixo aqui meu registro com carteirinha de fã! PARABÉNS!!!!!!!!!!

%d blogueiros gostam disto: