10 Dicas para o Dia da Ativação do Seu Implante Coclear

Você ou seu filho nasceu sem ou perdeu a audição; há muitos anos ou bem recentemente; o implante coclear foi indicado, a cirurgia foi realizada e o período entre ela e a ativação finalmente passou e amanhã é o grande dia. O que esperar?

Ainda que tudo seja possível e haja sim casos de pessoas que saíram da ativação com a audição perfeitamente restaurada, a maioria não sai muito contente da ativação, não. Então, algumas dicas especialmente preparadas em base desses quase 7 anos acompanhando outros casos de implantados.

 

1Não espere nada. O simples fato do aparelho ser finalmente ativado, não significa que a audição será (re)estabelecida. Normalmente, o aparelho é ligado bem baixinho, para a cóclea ir se acostumando aos poucos ao novo estímulo dos eletrodos.


2Evite assistir vídeos lindos e emocionantes de ativações lindas nos dias que antecedem a ativação. A reação de cada um varia muito, mas se você assiste esses vídeos na véspera, vai criar uma expectativa maior do que você criaria sem assistir nada de bonitinho.


3Não vá sozinho na ativação. Se você puder, claro, leve alguém com você. Saindo feliz ou frustrado, é bom estar bem acompanhado, seja para compartilhar as alegrias ou frustrações. E ter alguém para segurar a sua mão nessas horas, faz toda a diferença.


4Prepare a sua companhia para não esperar nada também. Lidar com as expectativas alheias, junto com as próprias, é uma das coisas mais difíceis de administrar nesse momento.


5Compare o som que você ouvir – e se ouvir, porque é normal sair sem ouvir nada também – com o silêncio absoluto e não com a audição natural ou via AASI. O implante cria uma percepção auditiva artificial, portanto, ele não é comparável com o que já se ouviu antes.


6Preste atenção no que a fonoaudióloga de ativação explicar antes de ligar o aparelho. Geralmente, elas são super pé-no-chão e nos preparam para esse momento, mas a gente está emocionado demais e tende a não dar importância. Apesar de cada caso ser um caso, elas são testemunhas oculares de dezenas, centenas e até milhares de casos e conseguem reconhecer as reações mais comuns, que geralmente são simples percepções nada emocionantes do som, já que a maioria acha o som do IC super esquisito no começo.


7Converse com seus amigos antes da ativação, avisando que você provavelmente não irá sair ouvindo perfeitamente de lá, já que é um processo longo de adaptação. E que você está animado porque a ativação é a largada, o ponto de partida, dessa jornada. Mas que é pouco provável que você seja capaz de ligar para eles no mesmo dia.


8Tenha em mente que a ativação não define nada, nem sucesso nem fracasso. Há pessoas que tem um ótimo resultado na ativação, mas a maioria costuma achar bem sem graça e até ruinzinho o som dos primeiros dias. Mas, depois o som vai melhorando, a pessoa vai acostumando, os mapeamentos vão adaptando o som às necessidades do usuário. Portanto, a ativação é apenas um dos muitos passos que um implantado dá em direção ao sucesso auditivo.


9Lembre-se que a ausência de reações nos primeiros dias/semanas e até meses, no caso de crianças, não significa que o IC não deu certo ou que o mapeamento está errado. Crianças demoram mais que adultos a esboçar reações e a responder chamados, porque elas literalmente estão começando do zero. Então, cada criança tem seu tempo para se adaptar a um novo estímulo. Além disso, elas não opinam durante o mapeamento, o que significa que o mapeamento é feito sob critério da fono, seguindo um protocolo para evitar desconforto da criança.


10Filme, tire fotos, escreva um diário. Esse momento, emocionante ou frustrante, merece ser lembrado. Para rir ou chorar dele futuramente. Vale a pena guardar essa lembrança para sempre!


Conversar com outros usuários, com outros pais também é uma excelente forma de se preparar para a ativação. Mas sempre lembrando que cada ser humano é único – uma das maiores informações que o IC nos confirma, somos seres humanos únicos e especiais – e que nada pode servir de modelo, são apenas referências, por isso, evite comparações.

Além disso, esteja preparado física, emocional e financeiramente para fazer fonoterapia nos próximos meses. O trabalho em conjunto com um profissional qualificado em reabilitação auditiva facilita e acelera a adaptação ao implante coclear.

Sim, eu saí ouvindo da minha ativação. Um monte de barulhos indecifráveis, levei muito tempo para conseguir ouvir música ou falar no telefone, mas como eu estava há vinte e três anos confinada ao silêncio, aquele ruído foi o maior deleite que eu poderia esperar. Não era o som que era maravilhoso, mas a certeza que minha passagem de volta pra casa finalmente havia chegado… E à partir daquele momento, tudo seria possível…

Beijinhos sonoros

Lak Lobato

13 palpites

  1. Eu disse a minha fono que eu iria tirar as fotos deste dia 🙂

  2. Adorei ,a ativação da minha filha vai ser dia 21/06 😊

  3. Almeida disse:

    Poderia me ajudar a entender meu exame audiometrico?

  4. Jorge Eduardo Brito disse:

    Perfeito sua explicação. Aconteceu isso tudo que vc escreveu comigo.
    Só no decorrer dos meses como mapeamento que o som foi aparecendo.
    Bjs e obrigado

    • Lak Lobato disse:

      Jorge, não que não possa ser diferente disso. Mas, quando acontece como aconteceu com você, é importante que as pessoas saibam que é super normal. E devem continuar usando o IC, até se adaptarem totalmente…
      Daí o texto. Beijinhos sonoros

  5. Jhonny Souza disse:

    A minha ativação é amanhã, e essas dicas me cairam como uma luva! Gratidão, Lak!