39º Festival SESC Melhores Filmes em São Paulo (SP)

Pessoal,

uma das maiores reclamações das pessoas com deficiência é  a dificuldade encontrada de ter acessibilidade para realizar as tarefas mais simples. Não porque seja difícil adaptar o mundo, mas porque ainda perdura a mentalidade de que se você não pode fazer algo da maneira padrão, não deveria se meter a fazer.

Felizmente, nem todo mundo concorda com essa premissa e existem lugares, pessoas, movimentos que acreditam que o mundo deve ser adaptado às pessoas e não o contrário.

Para quem tem deficiência sensorial – surdez ou cegueira – uma das dificuldades encontradas é acessibilidade em filmes. Porque a gente sempre precisa de uma mãozinha para entender melhor a história.

Pensando na gente, o SESC decidiu tornar os filmes acessíveis para todas as pessoas, a revelia de suas condições sensoriais, trazendo sessões com legenda (em open caption) e audiodescrição.

Pelo menos para quem é do Estado de São Paulo – ou tem condições de se deslocar para cá – este é um evento imperdível! Serão diversos filmes apresentados de 04 – 25 de abril de 2013.

Quem tiver interesse, clica neste link para saber a programação completa e as salas.

E para quem tiver curiosidade de saber o que é legenda open caption, dá uma olhada na foto abaixo:

Reparem na telinha retangular abaixo da tela principal. Nessa tela é exibida uma legenda descritiva de sons, especial para espectadores com deficiência auditiva. Imagem: Sonia Ramires

O trabalho de acessibilidade aos filmes foi feito pela Iguale! Já tive oportunidade de ter uma rápida conversa com o pessoal dessa empresa e só posso elogiar o excelente trabalho deles!

Imperdível!!

Beijinhos sonoros,

Lak

2 palpites

  1. Soramires disse:

    Já vi dois filmes brasileiros com legendas é uma delícia, falei com o Maurício da Iguale, elogiei a iniciativa a o esforço para fazer um trabalho de boa qualidade…

  2. Soramires disse:

    Lak a fotinho da tela e telinha minha, não é do site do festival.