Ativação do implante coclear: ouvir depois de 22 anos de silêncio!

Que eu não fui muito simpática no post de ontem, não fui mesmo. Não é nem que não quero falar do assunto, apenas não tenho muita paciencia de responder 10 vezes cada uma das indagações de cada pessoa. Entendo que as pessoas estejam curiosas, mas também estou curiosa  e muita coisa ainda estou descobrindo.

Mas como meu objetivo não é ser cruel,  contarei como foram as primeiras 36 horas de ciborg.

Sai do consultório da fono, assim com o IC e o AASI ligados. Não sei porquê, desliguei o AASI e me dei conta de que o IC não era nada além de um sussurro besta. Falei pro Edu: “Acho que o volume está baixo demais”. Prático como ele é, insistiu pra eu chamar a fono de novo. Ela achou que era melhor testar na rua, antes de decidir se estava baixo ou não.

Fomos tomar um café. Realmente, estava baixo demais e pulei 2 programas (porque o Freedom <- o modelo do meu IC – vem com 4 programas) e já comecei no que deveria ser pra terceira semana. Voltei lá, aumentamos e foi isso.

Saindo do consultório – na hora do rush e com direito a levar uma multa de estacioamento proibido – o Du colocou várias músicas pra eu ouvir. Claro que sem muito critério de julgamento ainda, eu demonstrei preferir músicas dançantes, tipo baladinha. Djavan, por exemplo, foi uma decepção, achei chatíssimo!

Depois, tinha uma festa pra ir, aqui da agência, de final de ano. Que, pra mim, foi comemoração dupla, afinal, também era minha primeira noite de implantada.

Primeira noite como ciborg ativada!

Primeira noite como ciborg ativada!

Logo que eu coloquei o AASI não aguentava ficar em lugares barulhentos. Até hoje, eu tiro o aparelho quando o som me cansa. Com o IC foi diferente. Eu passei a festa toda com ele ligado. Embora ainda  não consiga diferenciar a maioria dos sons (porque tudo soa muito mesclado). Mas, ao mesmo tempo, é um som agradável, que não cansa ouvir, sabe?

Ontem, o primeiro dia mesmo de implantada, eu vim trabalhar e reparei em detalhes que não ouço bem com o AASI. Por exemplo, como o meu teclado faz barulho (porque eu digito rápido).

É muito estranho ouvir sons agudos. Pra tudo, imagino um xilofone que tocam só as teclas de notas agudas o tempo todo. Mas, é tão baixo e o cérebro está tão desacostumado com isso, que eu não sei bem se ouvi ou se imaginei.

O mais especial é que os sons se parecem mais com o que eu imagino – porque meu cérebro tem essa defesa, ele imagina som pra qualquer coisa que faça movimento – do que quando ouço com AASI apenas. Embora eu ainda dependa 100% do apelo visual pra confirmar do que o som se trata.

Depois do trabalho, fui ao shopping. Percebi uma coisa engraçada. As pessoas que não conheço, com quem eu costumo ter receio de falar, estão me entendendo melhor, a ponto de eu não precisar repetir. Não sei se é impressão minha, se é psicológico (tipo, me sinto mais confiante), porque é muito cedo pra minha voz ter mudado. Mas a sensação de não  precisar repetir nada, é boa demais.

Uma hora, entrei com o Edu numa loja e um som agradável chegou ao meu cortex cerebral. Perguntei pro Edu e ele me confirmou: Era outra música! Ah, que descoberta fantástica!!

Por fim, cheguei em casa, mentalmente exausta (um pouco de exagero ficar 14hs com o IC ligado logo de cara, mas é humanamente impossível pra mim desligá-lo, é como se roubassem o ar do meu cérebro!) e fui dormir. Advinha: mesmo com o IC desligado, meu cérebro continuava processando as informações do dia. Continuei ouvindo zumbidos similares aos sons que ouvi o dia todo.

As expectativas são muitas, mas lembrem-se: não existe uma estimativa de tempo. O cérebro vai levar o tempo dele pra reconhecer sons e muitos escaparão, por conta dos 23 anos de silêncio. Mas, pra quem achava que nunca mais ouviria de novo, cada som reconhecido é um milagre por si só. Uma estrelinha sonora (como diz a Sun Melody) ajudando a preencher um enorme céu estrelado.

Beijinhos

Lak

64 palpites

  1. GG disse:

    Djavan é um saco mesmo, você tá indo bem! Hehehe!

  2. Alex Martins disse:

    Gostei do texto, náo gostar de Djvan beleza é até aceitável, ináceitável vai ser se vc começar a gostar de funk carioca, ai vou acreditar que seu IC veio com defeito

  3. Flávia disse:

    Que legal Lak! Esta temporada nova está demais, heim? Mal posso esperar pelo próximo capítulo.

    Bjs

    Flávia

  4. Fabio disse:

    Mesmo quem não estuda música pode fazer o que se chama de apreciação musical – no seu caso é uma completa degustação auditiva! rs

    Fiquei pensando e o mais curioso achei essa proposta do tipo “ah, cansei de ouvir besteira, então posso me desligar do mundo.” No zen, muitas pessoas buscam o tal “silêncio interior” (que não é só auditivo) e também acreditam que meditar é pensar em nada. Pelo que dizem, o lance é não se apegar aos “ruídos” mentais, mas prestar atenção em coisas fixas e muitas vezes triviais, tais como a maneira como se respira, a postura ao sentar, as mais adequadas maneiras ao se comer etc. Enfim, diz-se que é o lance de treinar o “prestar atenção a si mesmo”.

    Você provavelmente descubrirá e ouvirá coisas que nós “orelhudos” não fazemos sequer idéia. Bacana mesmo é poder discutir com você referências auditivas sobre muita coisa! Toma uma coisa pra você pensar aos poucos quando você for aumentando o ganho da sua audição: geralmente quem é músico – e apreciadores em geral – há algum tempo consegue distinguir dentro de uma música cada instrumento e até mesmo cada linha diferente de melodia (quando tem instrumentos semelhantes tocando linhas parecidas). Veja se você consegue aos poucos identificar os instrumentos da Save Tonight que você gostou e eventualmente compare com outras músicas e gêneros diferentes. É bem curioso!

    No mais, show de bola! Que legal que o esqueminha tá funcionando!

    Bj! 😀

  5. fabiana disse:

    😛 Lak você está tão linda nesta foto. Tá com a felicidade estampada ! ! Djavan? Depende do dia eu até ouço. Na maioria das vezes, não tenho paciência, mas gosto musical é muito pessoal 😉 😉 Beijos estalados ! !

  6. Bia disse:

    Lembre-se: corra daquela música chata dos patinhos da Xuxa hein? 😀 😛

    Beijão pra vc!

  7. Simone disse:

    Ah…cada dia que passa, o seu blog está ficando interessante…poderia colocar tudo num só livro. 😀 Aliás, é ótimo para render dinheiro extra! rsrss!
    Eu creio em que vai acontecer tanta coisa boa, maravilhosa, inclusive inesperada, hehe, na sua vida!
    Djavan? Não precisa ser só isso. Tem muitas outras músicas para ouvir! Não é? 😳
    Beijooooos.
    Simone.

  8. SôRamires disse:

    Seu sorriso na foto diz tudo: alegria, alegria!
    O prazer da (re)descoberta da trilha sonora do mundo, não dá nem para comentar, é uma coisa maior que a gente. 😯 E se o barulho encher o saco ou doer o ouvido desligue.

  9. Jairo Marques disse:

    Conta mais!!!! ahahahahaahhah

  10. Juca Jardim disse:

    foi o post mais aguardado pela galera, com certeza!!!!!!!!!

    e olha, Lakinha… fez justiça à expectativa! 🙂

    nem que vc não visse nenhuma diferença, sabe… correu atrás de um sonho tão bonito!… acho que pra todo mundo já seria motivo de enternecimento e reconhecimento tb!…

    Parabéns, ciborg linda!… trouxe alegria pra todo o pessoal!!!! 😉

  11. Isaac Elias disse:

    Oi LAk, fiquei curioso em saber qual foi a música que vc ouviu e gostou tanto..rs, já que vc falou do Djavan, fala qual foi o outro…rs
    Abraços
    Elias

    • laklobato disse:

      A primeira que ouvi, falei ontem: Save Tonight – Eagle-Eyes Cherry.
      A da loja, nem imagino. E duvido que o Edu se lembre. Mas, vou perguntar. Se ele souber, respondo pra você. Beijos.

  12. Alessandra disse:

    Lak, que notícia ótima!!! Parabéns pela ativação.
    Demorou, mas chegou!
    E vou te falar, meu filho quando ativou eu tinha preguiça até de atender o telefone, pq vinham sempre o mesmo batalhão de perguntas.
    Como ele era pequeninho (1 ano exato) ele nao sabia me dizer/mostrar que estava incomodando ou não o IC. Eu deixava o tempo todinho nele, so tirava para banho e dormir. Tadinho :(. Deve ter sido cansativo pra ele.
    Mas ele hoje está ótimo… dia 06/01 irá fazer um ano da ativação dele e está show de bola. Sábado passado ele escutou o barulho de uma cigarra e me perguntou: “mamãe, que isso?” (na verdade é: mamãe, que ixo?), nooossaaaaaaa, muito bom.
    E parabéns, vc está arrebentando!
    Venha sempre nos contar as novidades.
    Beijos
    Alê

  13. Parabens pela conquista Lak! Nao deve ser facil tomar uma decisao como esta, capaz de mudar o modo que voce esta acostumada a viver e (re) abrir as portas para um novo mundo. A sua coragem sera bem recompensada. Agora nao è preciso ter pressa. Saborei com calma a sua vitoria!
    Bjs,
    Ps. A Alessia tambèm te manda um beijao estalado!

  14. Bete Araki disse:

    🙂 Lak, saber do IC, ativação, programas, etc, foi muito educativo para mim.
    Nunca imaginei que fosse tão complexo. Fico feliz em saber que tudo está indo bem. Vou acompanhar sua evolução por aqui, ok?
    beijos

  15. Clarice (vulga marchimelou) disse:

    Esse seu post foi muito emocionante e voce tá linda na foto!

  16. Lenn disse:

    Eeeee… além de Cyborg, não gosta do pulha do Djavan! Minha ídala!

    Anyway, sorry por ser um dos chatos perguntando… eu não tinha pensado em vir aqui antes…

    Nada mais a dizer, já que vc já dominou a arte de “tomar o tempo necessário para fazer o que se quer”.

    Mais 20 pontos pra tí. Torcendo, abraços.

  17. Julia disse:

    Os aficcionados que me desculpem, mas eu ODEIO Djavan! CHeguei aos 40 sem deixar de ser rockeira!

  18. Lakizinha, minina, que maravilha fia, Sinhá ficou super feliz por esse momento tão especial que ocê tá vivendo. Num cunsigo nem imaginá como deve de sê um trem desse, fica 23 anos em silêncio e de repente, com essas modernidade diagora, vortá a ouvi, deve de sê bom dimais da conta. Lendo seus posts mais antigos vi que ocê falou de zumbido. Sinhá tem zumbido nos zouvido tomém, mas doutorzim falôu que é por causa dos dentes, uma tar de ATM, má oclusão, Sinhá inté vai ponhá pareio nos dentes pa mode de pará com tanto batuque dentro das ouças, coisa triste, de disacorçoá quarqué vivente. Véia de pareio nos dentes, veja se tem cabimento uma coisa dessa fia? Mas é que o tar do zumbido incomoda dimais, careço de arrumá esse trem. Mas Sinhá tá muito feliz c’ocê tá curtindo seu ouvido biônico, cibernético. Beijim

    • laklobato disse:

      hahahaha tem coisas que só passando por elas. Eu mesma não imaginava, de verdade, como seria esse instante. Sò vivendo!
      Melhoras pro zumbido, Sinhá.
      Beijos

  19. Sun Melody disse:

    Tal como te prometi, eis-me aqui a escrever aguentando estoicamente as dores de um dente arrancado à força e ter levado pontos interiores.

    Que sucesso Lak a sua activação!!! Digo uma coisa, saciei o texto todo e repeti novamente, na exacta medida que ia lendo um bocadinho de ti, de mim saltava à vista, pedaços também da minha activação. Parece um belo conto de fadas que agora começou… e muito falta para redescobrires buscando aquelas estrelas sonoras! 🙂

    Não lido muito bem com o Rock pesado, só se for daqueles que tocam vários instrumentos. Lak, a sua vida mudou a partir do momento que o aparelho foi ligado, falo da parte interior… então sê criança nesta sinfonia de redescobertas sonoras!

    Beijo a ti,
    Sun Melody

    • laklobato disse:

      Maravilhoso saber que a estrada é longa e que as descobertas continuarão preenchendo meus dias, por muito tempo ainda. É uma sensação boa demais pra ser rápida hehehe
      Beijos e melhoras pra dor do dente arrancado.

  20. zuleid mattar disse:

    “O cérebro vai levar o tempo dele pra reconhecer sons e muitos escaparão, por conta dos 23 anos de silêncio”…
    Lak,
    Será que nós “ouvintes” também não deixamos escapar muitos sons que não aprendemos a ouvir? Os sentidos são coisas estranhas de se discutir porque são “subjetivos” só nós sabemos como os processamos!
    Tenho cá prá mim que vocês que já foram ouvintes e voltam a sê-lo, são muito mais atentos e portanto aptos a notar sutilezas que nós deixamos escapar!
    De qualquer forma desejo que seu céu seja tão estrelado quanto o céu de Goiás!
    Beijos!!!

    • laklobato disse:

      hehehehe obrigada.
      Sei que tem coisas que o IC talvez não consiga alcançar. Mas sabe, os ganhos sobrevalescem e MUITO às coisas que escapam! Vale a pena, vale muito a pena!!
      Beijos

  21. SôRamires disse:

    Que engraçado, geralmente quando se fala em ouvir música se comenta música cantada…eu adoro, amo, não vivo sem música erudita e popular instrumental mas não curto tanto ópera. Gosto do som dos instrumentos, da percussão, dos improvisos do jazz e cantores e cantoras que usam sua voz como um instrumento musical. Dificilmente uma musiquinha melosa com letra babaca me chama a atenção. É Lak querida o mundo sonoro musical também tem suas complicações…e desafinações, muita bunda, muita perna, muita roupinha brilhante e música que é bom passa longe. 😛 😀 😛

    • laklobato disse:

      Hahahaha pois é. Nem ouso opinar sobre música ainda. Só achei chatinho ouvir um blablabla incompreensivel (ainda) cantarolado e chamar aquilo de música.
      Pode ter certeza que música instrumental será a minha preferência. Lembro de gostar bastante delas sim.
      Beijos

  22. Miriam disse:

    Como eu disse, eu sempre leio tudo e raramente palpito (até porque falo com vc quase todos os dias), mas algumas coisas não podem passar em branco…
    Eu li ontem. Mas só me animei a escrever hj.
    Para mim é uma emoção MTO GDE…é quase como o final de um sonho (mas eu sei que não é), que deu certo!! Totalmente!!
    Tá, eu chorei (eu não choro assim…).
    Tá, estou incoerente (e nunca sou assim).
    Mas é que não dá para descrever!

    • laklobato disse:

      Bom, pra você tem mesmo um sabor especial, porque você viu muita coisa que a maioria só acompanhou a narrativa. Você estava lá quando eu sai do quarto. E estava lá quando eu voltei. A narração tem peso de ter visto isso e agora, ir acompanhando o resultado.
      Se isso for um sonho, então, por favor, ninguém me acorde! Estou adorando…. haha
      Beijos

  23. Maíra disse:

    Que belas notícias Lak! Mas q pena q não tem encontrei em SP! Quero te ver com o IC e me contar as experiências. Qd fui em SP encontrei 4 implantados no consultorio. Là minha fono perguntou pq q nao faço IC no ouvido esquerdo. Dà um medinho e eu já estou tão bem no ouvido direito (perda severa) q aí consigo pegar mta coisa. Aí ela disse “e pq vc nao dá chance p ouvido esquerdo?” An ran.. não soube responder.
    Vc ficou lindo de IC pretinho, fofo mesmo!! 🙂 E o bichinho de pelucia, é teu?? Lindo o mascotinho!!!
    beijinhos pra vc e sucesso!!

    • laklobato disse:

      Dou mó força pra você o IC. O AASI é bom, mas tá longe de te dar a mesma percepção auditiva do IC. Compensa e muito!!
      Minha mãe ficou com o Coala hehehe ela adora esse bicho e eu tenho pelucias demais em casa!!
      Beijinhos

  24. Kátia disse:

    Nossa!!!! 😀 🙂 me animei muito lendo seu pos, eu tenho um ano que perdi a audição e estou caminhando para o implante, ainda me lembro das vozes das pessoas e dos sons, se você que ficou 23 anos sem ouvir es´ta tendo resultados, isso me anima devido ao pouco tempo que tenho, parabéns viu? vou estar sempre acompanhando seus posta. Bjo

    • laklobato disse:

      Katia, se a sua percepção auditiva está desperta ai, faz o IC pra ontem!! É maravilhoso o resultado. Compensa mesmo, você não vai se arrepender!!
      Beijinhos

  25. elaine disse:

    Que coisa emocionante que é ler vc, o que vc escreve…essa releitura de vc mesma, essa redescoberta do cerebro que vai retomando sua função no setor auditivo que havia entrado em sono profundo.
    Como é lindo acompanhar esse seu espreguiçar e aos poucos acordar!!!
    E, que foto mais linda num cenário azul Vênus no seu primeiro dia de implantada! Vamos ter toda a paciência do mundo com vc, não importa o tempo que tiver que ser, estamos juntas, torcendo, sentindo, nos emocionando e agradecendo ao Universo por esse momento mágico em nossas vidas!!!! Te adoro 😉

  26. April disse:

    Lak, é emocionante ver como seu sorriso demonstra o momento mágico que vc esta vivendo.
    Imagino como seja pois fiquei muito tempo com o AASI só no ouvido direito, quando comprei para o esquerdo demorou um pouco para o cérebro entender que era para ouvir dos dois lados kkkkk Mas o som do IC deve ser muito melhor pq não passa pelo ouvido problemático né?
    Bem desejo a vc muitas emoções nesso Ano Novo que vai ser mesmo cheio de novidades, afinal vc recebeu um grande presente de Natal.
    bjs.

    • laklobato disse:

      Passa sim pelo “ouvido problemático”, porque o IC não é e nunca será audição natural do corpo. É um processo tecnológico assim como o AASI, que depende de aprendizado e treinamento. Apenas é um processo diferente do AASI, que usa audição residual. O IC cria uma audição cibernetica nova, mas ainda é um aparelho como qualquer outro, não pense que é como ter um ouvido natural aqui ouvindo perfeitamente de uma hora pra outra. Não é assim não.
      Abraço

  27. Ana Gi disse:

    🙂

    te acompanhando…
    bjos…
    aguardamos mais noticias….

  28. Renata disse:

    Tá linda na foto! Belo post 🙂 Continue nos contando suas descobertas, Latika! Já vou pensar numas músicas diferentes pra te mandar posteriormente 🙂 Beijos

  29. Renata disse:

    Tentei postar um comentario e deu erro, se não aparecer, me diga 🙂

  30. SôRamires disse:

    Lak, uns sons de enlouquecer:criança gritando, não importa se é alegria ou manha, homem vendendo pamonha e gritando:pamonha, pamonha, pamonha!, carro de entrega de gás fazendo o Beethoven arrancar o implante coclear, alarmes de carro que berram: atenção este veículo está sendo roubado, cornetas de plástico de torcedores de futebol, gente berrando ao celular, helicópteros sobrevoando a av.Paulista e outros lugares… 😯 😯 😯 😯 😯 😯 😯

  31. Kali disse:

    Linda! Linda! Linda!

    Vc é incrível, fantástica e sensacional!!!!!!!

    Te amo muitão!!!!!!

    Bjs 😀 😳

  32. Fabbios Batera disse:

    Sorriso “impagavel…

    Parabens, so d vc ta curtindo ja ta valendo, “a novidade” (depois vc risca essa palavra e substitui por: o reencontro sonoro/ou algo similar – hehehe, como vc faz no blog) deve estar sendo um bom momento mesmo…

    Curta cada momento intensamente!!! Se precisar de barulho… Fabbios Batera 😈 a seu dispor \o> bjo 😛 Lak