Homem das cavernas surdo pôde viver mais graças à ajuda de seus companheiros

NeandertalAntropologistas da Universidade de Washington estudaram o fóssil de um Neandertal que viveu há 50 mil anos atrás e notaram que os canais auditivos desse indivíduo apresentavam sérias má-formações.

Os autores deste estudo descobriram que Shanidar 1 (o nome que deram para o rapaz) com certeza tinha surdez profunda no ouvido direito e provavelmente tinha perda auditiva condutiva no ouvido esquerdo.

Os canais auditivos do Neandertal Shanidar 1 apresenta sérias deformidades. O pobrezinho não ouvia nada! (Imagem: Erik Trinkaus)

Com base nessa pesquisa, os antropólogos acreditam que a surdez de Shanidar 1 poderia causar sérios problemas para caçar e sobreviver de predadores naquela época. Apesar disso, os cientistas descobriram que ele morreu bem velho para um homem Paleolítico. Uma análise em sua dentição mostrou que ele deve ter morrido com uns 40 ou 50 anos de idade. Praticamente um ancião para os padrões daquela população.

Até pouco tempo atrás, os cientistas pensavam que os indivíduos com problemas de saúde eram rejeitados ao nascer ou abandonados pelo grupo.

Mas parece que não é isso que aconteceu no caso de Shanidar 1. Os cientistas concluíram que a única forma dele sobreviver até uma idade avançada seria com a ajuda de seus companheiros em situações de dificuldade, como sendo protegido de predadores, por exemplo.

Essa descoberta leva a crer que os Neandertais eram ainda mais parecidos com humanos modernos do que imaginávamos e tinham conceitos complexos de vida em sociedade e cuidados com o próximo. Uma lição para todos nós.

Fonte: PLOS One

3 palpites

  1. Meus avós morreram com 93, meu pai tem 91 e minha mãe tem 87. Jesuis eu implantada viverei até os 100

  2. Hi! Sobrevivência através da inclusão em comunidade !

  3. Vivam protegidos em cavernas e à volta das fogueiras em grupos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoticons Smile Grin Sad Surprised Shocked Cool Mad Razz Neutral Wink Red Face Cry Evil Twisted

%d blogueiros gostam disto: