Imagens que valem por 1000 palavras

Primeiro, peço desculpas pelo sumiço. Eu tirei férias e aproveitei para me afastar de tudo, inclusive da internet, porque sei que ando viciada demais nela hehehe

Estive viajando para outros países, onde falava-se idiomas que não são o português e, vou te contar… Apesar de eu falar francês com uma fluência razoável e já ter estado na França sem audição (antes de ficar surda, nunca cheguei a sair do Brasil) e, pela leitura labial, conseguia entender as pessoas razoavelmente bem, embora não fosse tão fácil ler os lábios em francês quanto é em português. Assim, quanto mais afiada em francês eu estivesse, mais fácil era a leitura labial neste idioma, porque a leitura labial depende bastante do conhecimento no idioma. Mas, dessa vez, foi um pouco mais difícil entender, porque eu ainda estou em fase transitória entre ler os lábios e ouvir e não tinha qualquer familiaridade sonora com o idioma. Resultado, sofri feito uma doida pra entender o que as pessoas diziam. Embora, pra falar, eu continue com a facilidade de sempre e até achei que as pessoas me entenderam muitissimo melhor, já que conseguir ter conversas bastante complexas em diversos lugares hehehe

Mas, como sempre falo, ouvir não se limita à comunicação. Ouvir é perceber todas as particularidades de um infinito universo de sons, barulhos, sussurros e, pra mim, constantes descobertas. Eu já tinha viajado aos  lugares aonde fui. Mas, certamente, nenhuma experiência de viagem foi tão rica quanto esta. Primeiro, porque eu conseguia perceber as diferenças de sotaques, mesmo que não compreendesse as palavras. E me divertia percebendo que, algumas horas, tinham pessoas falando diversos idiomas. E me divertia de ver como tocam músicas nos ambientes, tal como aqui. E mais ainda, com cada particularidade sonora como os barulhos dos metrôs, porque são diferentes. E descobrir que a sirene das ambulâncias de lá são bem diferentes das nossas.

E, mais que tudo, eu pude ouvir o silêncio. É, o silêncio e o som são opostos, mas é preciso que se perceba um, para se compreender o outro. E descobri que São Paulo é uma cidade muitissimo barulhenta e que, Madrid, por exemplo, tem alguns locais onde tudo fica tão silencioso que você consegue ouvir a própria respiração. Isso, em lugares abertos e durante o dia. Não sei de nenhum lugar em SP assim. E, vou te falar, ‘ouvir o silêncio’, às vezes, é muito bom!!

Mas, para que vocês perdoem o meu sumiço, segue abaixo um vídeo especial, feito durante a viagem. Está legendado em homenagem aos amigos surdos oralizados que precisam da legenda para compreender os vídeos. Por outro lado, ajuda também quem possa vir a estranhar a minha voz, visto que ainda tenho sequelas dos 23 anos de privação sonora.

Espero que gostem:

Beijinhos sonoros,

Lak

52 palpites

  1. Rita disse:

    Oi, Lak

    Conheci seu lindo blog há alguns dias, falei dele lá no meu na semana passada. E voltar aqui hoje e ver seu sorriso me deixou muito feliz, viu?

    Parabéns por cada conquista.

    Rita

  2. Lizandra Oliveira disse:

    Lak,

    Nem sei explicar o que senti vendo este video… hoje na madrugada pensei em qto tempo ainda falta para que toni “nos ouça”.
    Não importa o “nós” na verdade…
    O mais importante é o “ela”… e sei q qdo este dia chegar ela será A MAIS CURIOSA de todas as babys do universo…
    Nossa pequena é incrivelmente esperta e algo me diz que o mundo dos sons lhe será muito bem vindo!
    Um bj e até SEXTA [ai que legal dizer isso!! hahaha]
    Liz 🙂

  3. Juliana Toro disse:

    Ahh q lindaa!! =D eu amei! beijos muitos querida 😈 😮 😀

  4. Renata de Freitas disse:

    Adorei o video 🙂 Beijos 😈

  5. JG disse:

    Vc tem que ouvir um mar forte e onda quebrando… não esse laginho romano… 😛

    Como foi de viagem ?

  6. Andressa Engel disse:

    Hehhehe…que bom que vc voltou, estava sentindo falta dos seus posts. Adorei o video, e ver o seu sorriso com o barulhinho do mar….belo presente, tbém vou quere qdo fazer 1 ano de implantada….rsrsrsr.
    Bjus

  7. Bruna disse:

    Que saudades guria! Imaginei que estivesses de férias… Que bom que você curtiu.
    E esse vídeo… me deixou arrepiada! Adorei ouvir tua voz e ouvir o mar… adoro ouvir o mar. Fico feliz que tenhas essa emoção novamente.
    Bom retorno!
    Bjaum!

    • laklobato disse:

      Hehehe que bom que gostou!! Fiz de coração pensando em cada pessoa que me acompanha desde que decidi fazer o IC. Um presente pela companhia de jornada!
      Também adorei o mar, ams preciso ouvir aqui no nosso litoral, onde tem ondas de verdad. Aquilo foi um ensaio, cá entre nós haha
      Beijos

  8. Eliane disse:

    Que lindo! adorei
    e, achei muito engraçado uma pessoa dizendo “esse laginho” nesse
    caso próxima viagem Hawai rsrsrs pq aí não tem erro.
    Olha muito legal dividir esse seu momento com todos nós, muito mesmo.
    beijinhos sonoros e muito carinhosos 🙂 😉 😛

  9. Joyce Beatriz disse:

    As palavras valeram para mim muito mais que a imagem =)
    Legal te ouvir.
    Parabéns pelo Blog Lak, você demais garota!
    Beijo

  10. Rogério disse:

    É verdadeiramente incrível o quanto você progrediu desde a última vez que nos vimos. Tudo bem que era uma tendência a melhora da vocalização, com a recuperação gradual da audição. Mas mesmo assim fiquei muito feliz.
    Nesse tempão que você esteve lá longe, voei de asa delta, fui pescar com meu filho, desci o cacete na Motorola via Procon, enfim, aprontei todas e registrei lá no cafofo. Só falta sua visita.
    Muito bem-vinda de volta. Beijão.

    • laklobato disse:

      Adoro receber elogios de quem realmente prestou atenção na minha voz. Eu percebo diferença, mas nem todo mundo percebe, acredita? Pelo menos, não quem importa, gente que eu gosto, mas que gosta de mim de uma maneira que parece “surdo” aos meus “defeitos” sonoros hahaha
      Passando lá no cafofo (e desculpa o sumiço)… Beijão e saudade. Vc vem pra passeata?

  11. Rogério disse:

    Já estou com as passagens compradas. Tenho dois ‘problemas’ para resolver: a) meu grupo e eu nos classificamos num festival nacional. Se ficarmos entre os 12 melhores (temos chances), temos reapresentação exatamente no dia da passeata. Como toco só o baixo, creio que não será difícil achar um substituto; b) no dia da passeata meu filho vai participar de um torneio de futebol, e está contando com minha torcida. Esse ‘problema’ vai ser mais difícil de resolver.
    Por enquanto estou tentando convencê-lo de que minha presença não é fundamental, mas ele acha que é. Eu acompanhei todos os treinos, e justo no torneio vou faltar. Por isso ele não está aceitando. Oremos.

    • laklobato disse:

      Não consegue trocar a passagem? De repente, vem pro encontro de implantados que será em Campinas dia 12 de dezembro… Certamente, não será tão animado quanto a passeata, mas vc verá que a dominação mundial dos cyborgs está perto haha
      beijos

  12. Andressa Engel disse:

    Ainda não fiz outros programas, só tenho retorno quando fizer 3 meses de ativada em Janeiro, por enquanto não tenho percebido grandes evoluções mas, estou melhor p decifrar mais rapidamente os sons…conversa em grupo ainda é dificil!!!!
    Semana passada uma garotinha daqui de Ribeirão Preto fez o segundo implante com seu médico, ela fez o primeiro em Bauru mas não estava tendo resultados ( eu havia comentado c vc) aí os pais optaram pelo segundo, estamos na torcida p que de certo.
    Bjus

    • laklobato disse:

      Normal, viu? Até pq vc já deu um passo enorme quando ativou! Seu resultado inicial já foi incrivel… Mas vc chega lá!
      E torcendo pela menininha tb!
      Beijos

  13. zuleid disse:

    Não foi a imagem que valeu por mil palavras, foi seu sorriso (mesmo encabulada!)! Lindo e luminoso e sua voz me pareceu ótima! Nunca tinha ouvido você antes, mas adorei. Fiquei imaginando você ali curtindo cada som! E que legal as legendas!
    Confesso que tava até brava com seu sumiço (veja o atrevimento!) porque nos viciou com suas doses diárias de bom humor e otimismo que fazem nossos dia mais felizes!
    Já vou aproveitar para pedir um favor:
    Sabe aquele menino que eu contei que está na fase de avaliação pré-implante, o Allan? Pois é, a Fono que está avaliando disse que seria melhor ele não fazer o implante pq ele já tá “bem adaptado” com aparelho e com leitura labial e que o Implante vai limitá-lo quando quiser jogar futebol (pode levar uma bolada!) ou nadar !
    Lak, eu não sou especialista na área e confesso que na faculdade de Medicina não aprendi nada a este respeito e o pouco que eu sei aprendi aqui, mas aprendi que NUNCA devemos tirar o direito de alguém que quer (e ele quer muito!!) tentar. Esta profissional ainda disse que na idade dele (14 anos) a parte externa do implante vai chamar muito a atenção das pessoas e ele vai ser “zoado” por outros adolescentes! `Posso estar subestimando estes fatores mas vejo aqui no DNO todos os dias relatos de pessoas tão felizes que não posso me calar! Eu pedi que ele entrasse no blog e ele entrou mas ficou com vergonha de comentar e como eu sou “sem vergonha 😳 ” tô comentando prá que ele leia depois as respostas e os comentários!
    Por favor, me ajude a desmistificar este assunto! Adoraria ver a carinha dele sorrindo com novos sons como hoje pude ver neste seu Post!
    Desculpa pelo desabafo!!
    Que bom que vc tá de volta!!
    Beijos!

    • laklobato disse:

      Zu.. hahahaha levar bronca pelo sumiço é ótemo! Mas, eu precisava de férias…e olha o presentão que trouxe pra pedir desculpas hihi
      Enfim, existe muito médico desinformado quanto ao IC, que cai em várias lendas e tem vários preconceitos mesmo. Prometo fazer um post a respeito sim. Mas, vou dar uma pesquisada boa a respeito pra não falar bobagem!
      O lance da bolada na cabeça até vai, agora, nadar é ridiculo. A gente simplesmente tira a parte externa e ponto. Não tem buraco pra entrar água, não tem como prejudicar a parte externa. E sobre chamar atenção, a voz de um surdo oralizado chama mais atenção que qualquer aparelho, isso eu garanto!!
      Beijinhos

  14. zuleid disse:

    Obrigada!!
    Vou esperar o post!
    Beijos!!
    Zuleid

  15. Maíra disse:

    Ah que saudades de ler um post teu!! E que belo vídeo, que bela demonstração!!!! 🙂 Eu consigo ouvir o barulho do mar com meu aparelhinho, mas qd uso o ASSI nunca é perto do mar, então não sei o que é realmente ouvir o mar de perto. Pluguei meu FM aqui no notebook pra te ouvir e ouvir o barulho do mar, deve ser uma sensação muito boa, algo muito próximo do mar… Acho que eu ficaria muito feliz se eu conseguisse decifrar algum som no ouvido esquerdo. Acho que se ouvisse meu nome no OE seria realmente muito bom….
    Mil beijinhos e que bom que a viagem te trouxe muitas experiências novas!!!

    • laklobato disse:

      Olha, não consigo descrever… Espero que, algum dia, você descubra por conta própria, nem que seja quando lançarem algum aparelho à prova d´agua. Hehehe mas eu cheguei perto da água porque sou cara de pau. Teoricamente, não deveria tb.
      Beijão

  16. JULIANA disse:

    OI LAK TENHO UM FILHO DE 7 ANOS O THIAGO QUE TAMBEM E IMPLANTADO E FIQUEI MUITO FELIZ DE CONHECER SEU BLOG E SABER QUE VC ESTA SE ADAPTANDO AO IC DEUS TE ABENÇOE E TE AJUDE A REALIZAR TODOS OS SEUS SONHOS TAMBEM FIZ UM BLOG PRA CONTAR UM PUCO DA VITORIA DO THIAGO http://WWW.THIAGOUMMENINOMUITOESPECIAL.BLOGSPOT.COM E UM PRAZER TE CONHECER MESMO QUE SEJA POR MEIO DA INTERNET ME DIZ UMA COISA VC USA O SISTEM FM 😀

    • laklobato disse:

      Obrigada pelo endereço do blog do Thiago. Depois passo por lá pra prestigiar a visita!!
      Sobre o sistema FM. Então, eu ouço maravilhas a respeito, mas ainda não tenho um (e ainda preciso aprender a ouvir um pouco mais, antes de poder usá-lo), mas sei que para crianças, é hiper recomendado!!
      O Thiago usa?
      Beijos

  17. Junior Silva disse:

    Oi Lak

    Eu nunca venho aqui, né? Admito, é uma falha minha.
    Adorei o vídeo. Só com o sorriso no seu rosto se referindo ao som do mar, não precisaria dizer nada.
    Mesmo sem (ainda, espero…rsrs) te conhecer pessoalmente, saiba que sou seu torcedor na sua vida.

    Beijão.

  18. Julia disse:

    Resolvi passar, assim meio intrusa talvez e caio nesse lindo Mediterraneo. Acho lindo aquele azul, tão lindo que me lembra dum frances que trabalhava comigo na Africa que tinha os olhos azuis como o Mediterraneo tão lindos e eu ficava tão fixada que tinha vontade de mergulhar. Enfim, lindo de se ver, gostoso de se ouvir (O mar e o francês, rs). Mais uma vez, obrigada por compartilhar.

  19. Jairo Marques disse:

    Só hoje vi…. arrepiei… Mais um belíssimo capítulo de uma grande história… beijos e bom retorno!

  20. Leila disse:

    Que linda! Conheci sua carinha de envergonhada hahaha!
    Adorei!
    Bjsss

  21. Greize disse:

    Oi Lak amei o video, sobre sua voz..nem percebi,tinha uma coisa mais importante para se ver, o brilho nos seus olhos.Qdo perdi audição fui ao Rj, cheguei bem perto do mar, e pude perceber que com o aparelho ainda dava p/ ouvir as ondas “quebrando”.P/ nós é uma sensação indescritivel né, esse pqs sons…
    Que bom que viajou, e descobriu novos sons ..e tipo “ali num laguinho na Europa”!!!Ai que chatoooo né!!kkk
    🙂

  22. Kali disse:

    Demorei prá comentar pq ainda não tinha conseguido ver o vídeo… AMEI!!! Ainda quero ouvir as suas histórias de viagens pessoalmente e te levar prá ouvir o barulho do mar da nossa adolescência, mas amei o vídeo e acho que mar é mar… é um dos meus sons preferidos!
    Na verdade, to começando a achar que não tenho mais muitos sons preferidos… acho que estou redescobrindo a beleza de cada um dos sons do mundo ao acompanhar com vc sua experiência de redescoberta… 😀

    Beijossss

  23. Toddy disse:

    : )

    O que dizer?

    Nada. E nem precisa.

    Bj

  24. Mariana disse:

    Que presente mais lindo, Lak! Eu tenho medo das ondas (de verdade!), mas adooooro o som das ondas, principalmente quando bate nas pedras, pois me tranquiliza… que paradoxo, não? ehehhe
    Eu imaginei a tua voz meio assim mesmo, bem madura 🙂

    Bjs

  25. Tania Speroni disse:

    Oi Lak!
    Bela imagem e som. Me lembrei do Carteiro e o Poeta, já viu? Numa determinado momento Pablo Neruda volta ao Chile e o “carteiro” com saudades, grava-lhes todos os sons que ele supostamente estaria com saudade.
    Uma bela cena, vale a pena ver.
    Beijos
    Tania, Milton e agora Ana Sofia Speroni
    Sabia????Nossa família cresceu, estou com quase 27 semanas de gravidez.

    • laklobato disse:

      Infelizmente, não vi o filme não…Hehehe mas eu tb gravei um monte de sons na viagem, pra poder ouvir de novo por aqui… Eram novidades e, portanto, achei-os belíssimos. Pretendo colocar alguns videos no blog ainda…
      Tania, parabéns pelo bebê! Que notícia maravilhosa!! Fico super feliz de saber da gravidez. Parabéns mesmo!! Que o bebê seja um anjo de luz que nem a mãe!
      Beijos

  26. Mk disse:

    OLa garota amei seu blog, perfeito.
    Bjao!!!