Implante Coclear: Marcas e Modelos 2017

Vira e mexe me perguntam nas redes sociais como fazer para escolher um modelo de implante coclear ou qual a melhor marca. Essa é uma pergunta bem difícil de responder, já que eu usei apenas uma única marca, como todos os implantados (exceto alguns raros casos). E assim como a maioria deles, vou sempre falar maravilhas da marca que eu uso.

É por isso que, há dois anos atrás, tinha feito um post com todos os modelos que estavam disponíveis no Brasil na época. De lá pra cá, muita coisa mudou e as grandes marcas lançaram novos modelos, foram adquiridas por novos grupos e trouxeram várias novidades.

Para te ajudar, montei a tabela abaixo com os aparelhos de última geração de cada marca que estão disponíveis no Brasil. As informações retiradas de sites internacionais e dos manuais dos processadores.

Marcas Advanced Bionics Cochlear MED-EL Oticon Medical Observações
Modelos atuais Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One Modelos disponíveis no Brasil
Foto Advanced Bionics Naída CI Q90 Advanced Bionics Neptune Clique nas imagens para ampliar.

Imagens não estão em escala.

Tipo BTE OTE BTE OTE BTE OTE BTE BTE: atrás da orelha
OTE: fora da orelha
Cores Nem todas as cores estão disponíveis no Brasil.
Modelo com IC + AASI Naída CI Q90 EAS* Não possui Nucleus 6 Hybrid Não possui SONNET EAS Não possui Não possui Processador com aparelho auditivo embutido para aproveitar ao máximo a audição residual.

*Naída EAS não disponível no Brasil.

Energia
Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One
Pilhas descartáveis 2 pilhas Zinc-Air 675: até 56hs ou 1 pilha AAA: até 183hs 1 pilha AAA alcalina: até 21hs ou 1 pilha AAA lithium: até 30hs 2 pilhas Zinc-Air 675: até 60hs 2 pilhas Zinc-Air 675: até 60hs ou 2 pilhas LR44: até 2hs 2 pilhas Zinc-Air 675: até 60hs 3 pilhas Zinc-Air 675: até 90hs 2 pilhas Zinc-Air 675 ou LR44. Informação sobre vida útil não disponível A vida útil de pilhas e baterias varia bastante e depende de fatores como programação, uso de acessórios, uso em ambientes ruidosos, ouvir música, entre outros.
Baterias recarregáveis podem reduzir o gasto mensal com manutenção.
Baterias recarregáveis PowerCel 110: até 17 horas
PowerCel 170: até 27 horas
PowerCel 230: até 36 horas
Ni-MH AAA recarregável: até 21 horas Compacta: até 18 horas
Padrão: até 31 horas
Não possui Micro: até 7 horas
Padrão: até 10 horas
Não possui Não possui
Controles
Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One
Botões no processador Troca de programa, volume, sensibilidade e modo stand-by Troca de programa, volume e sensibilidade com módulo Neptune Connect Liga/desliga, troca de programa e conecta acessórios e telecoil Liga/desliga, troca de programa, conecta acessórios e telecoil Liga/desliga apenas com Battery Pack Liga/desliga Liga/desliga, volume e troca de programa Clique nas imagens para ampliar.

Alguns ajustes só podem ser feitos através de controles remotos se forem desbloqueados pela fono.
Em alguns casos, é possível bloquear os botões do processador para evitar que crianças façam alterações.

O conteúdo dos kits podem variar.

Controle remoto MyPilot (vendido separadamente).

ComPilot II (incluso no kit) pode ser usado como controle remoto.

Usuários bilaterais podem controlar ambos os processadores.

Não possui Assistente Remoto CR230 (incluso no kit).

Controle remoto CR210: modelo menor e mais simples (vendido separadamente).

Usuários bilaterais podem controlar ambos os processadores.

FineTuner (incluso no kit).

Usuários bilaterais podem controlar ambos os processadores.

Não possui
Resistência à água
Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One
Índice IP (proteção à poeira e água) sem acessório à prova d’água IP57: com bateria PowerCel IP44: com módulo Neptune Connect IP57: com bateria recarregável IP54: com pilha descartável IP54: com bateria padrão ou recarregável Classificação IP não disponível. Cobertura (tropicalização)

Classificação IP não disponível.

Clique nas imagens para ampliar.

As embalagens plásticas podem ser reusadas poucas vezes.

Alguns modelos de proteção à água precisam de uma antena ou microfone especial.

Pilhas Zinc-Air 675 precisam de ar para funcionar e não funcionam dentro de cases. Kanso e RONDO precisam de pilha LR44.

Índice IP com acessório de proteção à prova d’água Advanced Bionics AquaCaseIP68: AquaCase (case hermético) Advanced Bionics Neptune AquaMicIP68: removendo o módulo Neptune Connect, o processador não precisa de case, apenas microfone AquaMic Cochlear Aqua PlusIP68: Aqua+ (case hermético)

Cochlear AquaIP68: Aqua (embalagem plástica)

Cochlear Aqua Plus for KansoIP68: Aqua+ for Kanso (case hermético) MED-EL SONNET WaterWearIP68: WaterWear (embalagem plástica) MED-EL RONDO WaterWearIP68: WaterWear (embalagem plástica) Não possui
Dimensões
Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One
Dimensões (menor configuração, sem antena) 40 x 19 x 9 mm 58 x 18 x 17 mm 39,1 x 47,7 x 9 mm 40,9 x 35,7 x 11,3 mm 51,4 x 37,4 x 9,3 mm 44,1 x 37,2 x 12,1 mm 50,5 x 50 x 10,6 mm A menor configuração é quando o processador é utilizado com a menor bateria disponível.
Peso (configuração mais leve – mais pesada) 11 – 13 g 32 – 43 g 9,8 – 13 g 13,8 g 8,1 – 10,6 g 18,5 – 21,5 g 11,4 g O peso varia de acordo com o tipo de bateria utilizada. O peso do RONDO varia de acordo com a força do ímã.
Conectividade
Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One
Telecoil (aro magnético) Integrado.

Compatibilidade com ComPilot II

Apenas com acessório T-Comm Integrado Integrado, voltado para aro magnético ambiental Integrado Integrado Integrado Telecoil integrado permite a conexão sem fio com sistemas de aro magnético ou neckloops.
Microfone remoto digital Phonak RemoteMic (necessita neckloop Phonak ComPilot II para retransmitir o áudio para o processador) não disponível Mini Mic, Mini Mic 2 ou Mini Mic 2+ transmitem áudio diretamente para um ou mais processadores sem a necessidade de acessórios intermediários. Mini Mic 2+ pode se conectar a sistemas telecoil e FM.
não disponível não disponível não disponível Microfone que pode ser colocado em outras pessoas (professores, palestrantes) para ouvi-los melhor.
Conexão sem fio com telefone ou aparelhos Bluetooth Phonak EasyCall (acessório para conexão com telefone Bluetooth)

Phonak DECT Phone (aparelho de telefone sem fio)

Phonak ComPilot II (neckloop que se conecta com dispositivos Bluetooth)

não disponível Phone Clip (clipe que se conecta com dispositivos Bluetooth) Quattro (neckloop que se conecta com dispositivos Bluetooth) HearIt Media neckloop (que se conecta com dispositivos Bluetooth) Um pequeno dispositivo que serve de ponte entre o processador e o telefone.
Conexão com TV
(sem Bluetooth)
Phonak TVLink II (necessita neckloop Phonak ComPilot II para retransmitir o áudio para o processador) não disponível TV Streamer transmite áudio diretamente para um ou mais processadores sem a necessidade de acessórios intermediários. não disponível HearIt Media TV adapter (necessita neckloop HearIT Media para retransmitir o áudio para o processador) Um dispositivo é conectado às saídas de áudio da TV e o som é transmitido para o processador.
Conexão com transmissor FM Receptor FM é conectado ao neckloop ComPilot II que retransmite o áudio para o processador.
Receptor FM é conectado diretamente ao módulo Neptune Connect Receptor FM é conectado ao processador CP910 usando o adaptador Euro
Para demais modelos, o receptor FM é conectado ao Mini Mic 2+ que retransmite o áudio para o processador
Receptor FM é conectado ao Mini Mic 2+ que retransmite o áudio para o processador Receptor FM é conectado ao FM Battery Pack Receptor FM é conectado ao Mini Battery Pack Receptor FM é conectado diretamente ao processador O transmissor FM é um microfone externo produzido por terceiros. O processador precisa de um receptor conectado a ele ou a um acessório intermediário.
Conexão com acessórios Roger Receptor Roger 17 é conectado diretamente ao processador Receptor Roger X é conectado diretamente ao módulo Neptune Connect Receptor Roger 14 é conectado diretamente ao processador CP910

Para demais modelos, o receptor Roger X é conectado ao Mini Mic 2+ que retransmite o áudio para o processador

Receptor Roger X é conectado ao Mini Mic 2+ que retransmite o áudio para o processador
Receptor Roger X é conectado ao FM Battery Pack Receptor Roger X é conectado ao Mini Battery Pack Receptor Roger X é conectado diretamente ao processador Acessórios Roger da Phonak (como Roger Pen) são microfones remotos que funcionam com processadores e aparelhos auditivos de várias marcas. O processador precisa de um receptor Roger ou o neckloop Roger MyLink intermediário.
Conexão com aparelhos sonoros comuns, via cabo de áudio Cabo é conectado ao neckloop ComPilot II que retransmite o áudio para o processador Cabo é conectado à entrada de áudio 3.5 mm do Neptune Connect Cabo é conectado diretamente à porta de acessórios (no modelo CP910) ou ao Mini Mic 2+ (todos os modelos) que retransmite o áudio para o processador Cabo é conectado ao Mini Mic 2+ que retransmite o áudio para o processador Cabo é conectado à porta de acessórios do FM Battery Pack Cabo é conectado à porta de acessórios do Mini Battery Pack Cabo é conectado a um neckloop ou o gancho Silhouette que retransmitem o áudio para o processador Com o cabo de áudio é possível conectar, via cabo, o processador a sistemas de som através da saída de fone de ouvido. Conexão indireta significa que é necessário usar um acessório intermediário.
Características técnicas
Naída CI Q90 Neptune Nucleus 6 Kanso SONNET RONDO Neuro One
Processamento de som e detecção automática de ambiente ClearVoice e AutoSound OS SmartSound iQ e SCAN Automatic Sound Management 2.0 FineHearing CrystalisXDP e Voice Track Recursos que permitem que o processador detecte o som ambiente, analise o ruído de fundo e faça adaptações no processamento do som para que o usuário tenha um som claro nas mais diversas situações.
Microfones Duplo, no topo do processador.

Único, na lateral da antena.

T-Mic2, no canal auditivo.

Único, na antena. Duplo, no topo do processador. Duplo, na lateral do processador. Duplo, no topo processador. Único, na lateral do processador. Duplo, no topo do processador. Microfones duplos permitem que o processador filtre o ruído de fundo, destacando a voz.
Data logging Sim Não Sim Sim Sim Não Não Data logging permite que o audiologista tenha acesso às condições de uso do processador, consumo de bateria e outras informações
Fontes: Advanced Bionics, Cochlear, MED-EL, Oticon Medical, Cochlear Implant HELP. Imagens: divulgação.
Conteúdo compilado por Lakshmi Lobato e licenciado sob a Licença Creative Commons 3.0 Brasil: Sempre atribua a autoria – Vedado uso comercial – Proibido obras derivadas.
Atualizado em 30/07/2017. Para informar sobre eventuais erros, entre em contato.

Comparar marcas e modelos é bem difícil, porque elas são ao mesmo tempo bem diferentes e muito parecidas. A parte boa é que todos os processadores cumprem a função para a qual foram desenvolvidos: fazer com que você ouça.

Por isso, a sua escolha deve ser consciente e levar em conta o que você espera de um implante coclear:

  • Fale com o seu médico. Ele conhece bem o seu caso e conhece todas as questões técnicas de um implante, principalmente a parte interna.
  • Analise o seu estilo de vida. Se você frequenta aulas ou assiste palestras, pode precisar de um microfone sem fio que transmita a voz para o seu processador. Se gosta de assistir TV ou falar ao telefone, há acessórios que se conectam à esses aparelhos. Se pratica esportes e natação ou mora na praia, ter um acessório à prova d’água e suor pode ser essencial.
  • Converse com seus amigos, peça para eles te mostrarem o processador e acessórios e a facilidade de usar.
  • A parte estética também é importante: veja o tamanho, como ele fica na sua cabeça, uma cor que combine com seu cabelo.
  • Se ainda não conhece muita gente que use implante, acesse grupos nas redes sociais e vá a encontros presenciais para conversar com outros usuários.
  • Se você fará a cirurgia pelo plano de saúde, lembre-se que eles podem recusar o processador que você escolheu, alegando alguns fatores (como preço, por exemplo). Por isso é importante que você e seu médico entendam e usem essas informações técnicas par amostrar que a escolha foi feita com base no seu estilo de vida e que você poderá tirar o máximo de proveito com o seu implante.

Beijinhos sonoros,

Lak Lobato

20 palpites

  1. Todos não pq uso o a neurelec e ela parou no tempo, não tem nenhum acessórios e nada novo…

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Enquanto pesquisava para essa tabela, descobri que a Oticon Medical lançou um novo modelo dessa marca, chamado Neuro One. Só não incluí na tabela, porque não sei de ninguém que usa no Brasil ainda e não sei se já chegou ou quando chega. 🙂

      Atualização 30/07/2017: a tabela foi atualizada para incluir o Neuro One.

    • Nunca ouvi falar vou procurar saber!

  2. Ameeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  3. Muito útil! Obrigada, Laaaak!

  4. Muito bom, Lak! Esse post vai ajudar muito as equipes.

  5. Quanto custa o ComPilot?

  6. Shirlei de F Fernandes SIlva disse:

    Olá Lak, nos conhecemos em uma feira onde adquiri seu “maravilhoso” livro, e depois de tanto tempo meu filho resolveu encarar o I.C., estou muito feliz. Vou te passando as novidades, estou no inicio do processo. Teria uma marca, em especial do aparelho que vc recomendaria? Como é definitivo, não quero cometer erros.

    • Lak Lobato disse:

      Oi, Shirley tudo bem? Essa é uma pergunta muito difícil de fazer, porque eu só usei uma marca hihihi Já usei mais de um modelo da mesma marca, inclusive esses dois que estão na tabela da Cochlear: Nucleus 6 e Kanso. Eu gosto da Cochlear, porque está há bastante tempo no mercado, sempre tem inovações e tecnologia de ponta. Isso me agrada muito e estou muitissimo satisfeita. Mas, se você conversar com qualquer pessoa que use qualquer marca e esteja satisfeito (porque gente insatisfeita você também vai encontrar em qualquer marca) vai ouvir a mesma coisa. Além de comentários nada éticos, de quem detona marca concorrente sem nunca ter usado. Minha sugestão é você conversar com o médico e ver qual marca ele prefere (eles tem preferência também, porque na hora de operar podem ter mais afinidade com determinado modelo) e considerar também essa questão. Mas tenha em mente que não tem muito como errar. Todas as marcas são excelentes, com o mesmo resultado: permitir que um surdo ouça 🙂
      Beijinhos sonoros

  7. Pedro Augusto Bentes disse:

    Apesar de a tabela estar muito bem informada, mesmo assim é muito difícil de escolher uma marca! 😀

    • Lak Lobato disse:

      É que todas as marcas são excelentes. Então realmente é difícil comparar. Até porque no final das contas, todas tem a mesma capacidade de permitir que um surdo ouça, daí é como comparar coisas iguais.

  8. Olá Lak, a minha cirurgia será quarta-feira 07/06… o meu convênio só liberou N5, não consegui o N6.. mas o sons são o mesmo? ou só apenas a diferenças exemplo bluetooth, scan minic e tal?
    espero que seja o mesmo sons e compreedimento das falas…

    Obrigado.

    • Lak Lobato disse:

      A qualidade de som é bem similar. O que muda são detalhes de programação, de tipo de conectividade e a tecnologia ser mais nova. Mas, eu aprendi a falar no telefone com o N5. As possibilidades que ambos os aparelhos trazem (assim como qualquer marca e modelo) são as mesmas. Beijinhos sonoros

  9. Daiana disse:

    Lak, esses implantes são fornecidos pelo Sistema SUS de saúde? Você tem idéia de quanto custa esses modelos, se adquiridos de forma particular? Obrigada

    • Lak Lobato disse:

      Oi, Daiana

      Não tenho como te responder essa pergunta, porque depende do centro de IC. Mas acho que nem todos são fornecidos ainda. Algumas marcas ainda tem modelos anteriores a venda, portanto, é provável que o SUS use desses outros modelos.
      Os valores são bem elevados, para modelos de ponta. Mas, para você saber o valor exato, sugiro entrar em contato com os representantes.
      Beijinhos sonoros
      Lak

  10. Monica Maciel disse:

    Aos comentários sobre o implante coclear da Neurolec que agora é Aticon Medical, esse ano saiu o neuro one, e já foi lançado o neuro two( com bateria recarregável e resistente a água, e parece que vai ser o menor aparelho do mercado. O NEURO TWO chegará no Brasil em 2017.

    • Lak Lobato disse:

      Esta tabela mostra apenas os processadores de última geração de cada marca que estão à venda atualmente no mercado brasileiro, para que as pessoas possam escolher modelos disponíveis no momento. Quando essa tabela foi feita originalmente, o Neuro One ainda não havia sido lançado no Brasil. Ela foi atualizada substituindo o Saphyr Neo pelo Neuro One. Quando o Neuro Two chegar aqui, ele será incluído, assim como os processadores de outras marcas.