Kanso ou Nucleus 6: como escolher?

Um guia definitivo para te ajudar a escolher entre o Kanso e o Nucleus 6!

Muita gente está em vias de realizar a cirurgia do implante coclear ou está em processo para realizar o upgrade do IC da Cochlear e tem dúvidas na hora de escolher o modelo. Vai de Nucleus 6 ou Kanso?

Como usuária entusiasta da Cochlear – até porque nunca usei outra marca para poder comparar – e tendo os dois modelos à disposição para usar no dia-a-dia, gostaria de fazer o possível para facilitar a sua escolha. Então, vamos lá.

Algumas dicas para você conhecer melhor os dois modelos:

Kanso e Nucleus 6

Primeiro de tudo, você precisa saber quais são as principais diferenças entre os modelos, que possuem o mesmo processador, a mesma qualidade de som e as diferenças são especialmente estéticas. Ainda assim, há algumas particularidades em cada modelo que podem representar uma enorme diferença para você.

Comparando o tamanho da antena do Nucleus 6 e o Kanso

O Kanso é muito grande? Não sei exatamente por que, mas por foto, todo mundo fica com a impressão que o Kanso é um aparelho gigante, do tamanho de um besouro pousado da cabeça. Aí, quando conhece o Kanso pessoalmente encanta-se com o processador. Na verdade, ele e a antena do Nucleus 6 tem quase as mesmas dimensões. E Kanso é 2mm mais grosso que a antena do Nucleus 6. Na questão de tamanho pequeno, o Kanso não deixa nada a desejar.

O Kanso cai muito facilmente? Bom, como qualquer processador de implante coclear, é importante que você utilize um imã com força adequada para sua pele e cabelo, que permita a total aderência entre os imãs sub e extra cutâneo (falando de forma menos complicada: entre o imã interno e o externo). Mas, o Kanso tem um imã com diâmetro maior que o Nucleus 6. Ou seja, a área de aderência é maior, portanto ele fixa melhor sem necessariamente precisar ser mais forte. Além disso, o Kanso conta com duas opções de linha de segurança: uma curta que prende no cabelo por uma presilha, e uma comprida que prende o processador na roupa. Você escolhe qual prefere e se acha melhor usar essa segurança extra. Eu uso a linha curta presa no cabelo e confesso que meu Kanso só caiu ao por e tirar blusas. Ou quando alguém muito desavisado me segura pela cabeça. Em termos gerais, acho que ele cai menos que a antena do Nucleus 6, mas é uma percepção subjetiva.

A bateria recarregável é importante para você? Porque, até o presente momento, bateria recarregável é um acessório do N6, mas não do Kanso. Se, por outro lado, você não se incomoda de adquirir/usar pilhas, o Kanso funciona exclusivamente com elas.

E quanto duram as pilhas no Kanso? Essa é uma questão muito individual. Depende muito da programação (que sofre influência de fatores externos, como o tipo de ambiente que a pessoa frequenta). A previsão máxima, segundo a tabela abaixo, é de 60h. Mas isso, com uma programação muito leve. No meu caso, por exemplo, que uso programação média, elas duram 31h. Nada diferente da duração do mesmo programa no Nucleus 6.

Você utiliza cabo de áudio para ouvir música ou estudar? Entre esses dois, só o Nucleus 6 tem tem essa opção. A conexão do Kanso com equipamentos eletrônicos como celular, computador, tablet ou televisão se dá através dos acessórios wireless.

Você se preocupa muito com a aparência do processador? Se você é uma pessoa que prefere um processador mais discreto (pelo motivo que for e ninguém tem o direito de te julgar por isso), o Kanso desaparece no cabelo, se seu cabelo tiver a partir de uns 3 dedos de cumprimento. Já o Nucleus 6, por mas discreto que seja, aparece na parte retroauricular. O mesmo vale para questões como peso na orelha e para quem usa óculos. No quesito discrição, o Kanso ganha em disparada!

O Kanso pode ser utilizado por crianças? Até onde sei – e acredite, conversei com diversos profissionais da área e algumas mães para saber sobre essa dúvida – nenhum processador tem limite de idade. O ideal é que a escolha pelo processador mais adequado para o perfil de cada criança seja feita em conjunto com os profissionais de mapeamento/terapia, que já conhecem a criança e sabem melhor sobre as necessidades dela. E conhecer melhor as diferenças entre os dois processadores e descobrir qual se encaixa melhor nas suas preferências.

Aqua+ for KansoVocê mora num lugar com praia ou costuma gostar de opções de lazer que envolvem água? Tanto o Nucleus 6 quanto o Kanso possuem acessório de proteção a água. No entanto, o Nucleus 6 por ter bateria recarregável, não exige nenhum cuidado especial (além de bom senso na hora de usar) para ser revestido pelo Aqua+. Já o Kanso, que utiliza exclusivamente pilhas, necessita de uma pilha específica cuja duração é de apenas 2h (veja na tabela abaixo). É uma pilha barata e fácil de achar, mas para um dia na praia, vai exigir que você leve vários pares e realize a substituição algumas vezes.

Você consegue utilizar o telefone normalmente? Se sim, costuma atender o telefone simplesmente colocando o fone em cima do microfone? Então, no caso do Kanso, vai depender de onde foi inserida a parte interna do seu implante. Talvez as ligações só sejam possível via Phone Clip (que é a 8ª maravilha do universo, mas só funciona em aparelho com conexão bluetooth, mais comum em celular do que em telefones fixos) ou você terá que por o telefone no meio da cabeça. No meu caso, a parte interna está muito próxima à orelha e eu resolvo essa questão virando o Kanso de cabeça pra baixo na hora de atender o telefone fixo/interfone e funciona numa boa. Mas não sei se todo mundo teria essa possibilidade. Vale a pena refletir sobre suas necessidades nessa questão ou se o Phone Clip basta para você (tem gente que não usa telefone fixo mesmo).

Como é a duração das baterias/pilhas no seu processador atual? Antes de decidir pelo seu modelo favorito, converse com a sua fonoaudióloga. Algumas pessoas tem um mapeamento que gasta muita energia e precisam da bateria recarregável ou teriam um consumo muito alto (e inviável para o bolso) de pilhas. Por isso, conversar com a fono de mapeamento na hora de decidir pode ser crucial.

Abaixo, segue uma tabela com as particularidades de cada modelo, para ajudá-los a conhecer ainda mais o Kanso e o Nucleus 6. E fazer a melhor escolha possível!

Nucleus 6 Kanso
Lançamento 2013 2016
Tipo retro-auricular (BTE) extra-auricular (OTE)
Modelos Nucleus 6: modelos CP910, CP920 e Hybrid

  • CP910: modelo com entrada de acessórios
  • CP920: modelo compacto
  • Hybrid: IC + AASI
Kanso

  • CP950: Processador e antena em uma única peça
Cores preto, bege, cinza, marrom e branco preto, marrom chocolate, marrom cobre, loiro dourado, areia, cinza, prata e branco
Tamanho do processador
(menor configuração)
CP920 com bateria compacta:
39,1 x 47,7 x 9 mm
40,9 x 35,7 x 11,3 mm
Energia
  • Pilhas descartáveis P675 (até 60h)
  • Baterias recarregáveis (até 30h)
  • Pilhas descartáveis P675 (até 60h)
Compatibilidade com implantes Compatível com todos os implantes Cochlear Nucleus Não compatível com implantes Nucleus 22
Estratégias auditivas SmartSound iQ e SCAN SmartSound iQ e SCAN
Microfones Dois microfones na parte superior Dois microfones laterais
Resistência à água IP57: à prova de poeira, jato d’água e submersão até 1m por 30 minutos IP54: à prova de poeira e respingos
Case à prova d’água
  • Aqua: capinha plástica descartável (IP68)
  • Aqua+: case de silicone e antena especial (IP68)
    Ambos funcionam apenas com baterias recarregáveis
  • Aqua+ for Kanso: case de plástico e silicone (IP68)
    Funciona apenas com pilhas LR44 (até 2h)
Acessórios sem fio (True Wireless) Mini Mic, Mini Mic 2, Mini Mic 2+, TV Streamer, Phone Clip Mini Mic, Mini Mic 2, Mini Mic 2+, TV Streamer, Phone Clip
Cabos e adaptadores CP910: Cabo de áudio 3,5 mm, Fone de monitoramento, Microfone de lapela. Conexão com cabo de áudio 3,5 mm apenas através do Mini Mic ou Mini Mic 2+
Telecoil Otimizado para uso com telefone Otimizado para aro magnético de ambiente
Controle remoto
  • Controle Remoto CR210
  • Assistente Remoto CR230
  • Controle Remoto CR210
  • Assistente Remoto CR230
Compatibilidade com Sistema FM
  • CP910: com adaptador para Sistema FM
  • CP920: através do Mini Mic 2+
  • Através do Mini Mic 2+
Retenção Snugfit e Mic Locks Linha de segurança com presilha ou prendedor jacaré e Cochlear Headband
Saiba mais Tudo sobre o Nucleus 6 Tudo sobre o Kanso
Fonte: Cochlear

Espero ter ajudado,

Beijinhos sonoros

Lak

29 palpites

  1. Lina Meira Lina Meira disse:

    Eu nem lembrei de fazer o teste com o kanso o dia que fui na politec 😕

  2. Muito bom Lak Lobato. Adorei o texto. Muito bem explicado 👏👏👏

  3. Lak muito obrigada pelas informações! Excelente!!!!

  4. Excelente….melhor comparação que já vi até agora 👏👏👏
    Muuuuuito obrigada!!!
    Estou em fase de preparação para cirurgia do meu bebê, que está com 6 meses, e estamos em dúvida sobre qual processador escolher.
    Estivemos no cochlear day e ficamos encantados com o kanso….mas não sei se seria o ideal para ele….tão pequeno….medo de perder, se misturar com os brinquedos…kkkk…enfim…seu texto me ajudou muito!!
    Mas ainda restou uma dúvida…kkkk… qual o custo médio ($) mensal com as pilhas do kanso…todos falam que é alto, mas alto quanto??? Não temos ideia desses valores….é um mundo muito novo para nós… ele esta usando AASI há pouco tempo, ainda não sabemos ao certo como são esses custos….
    No kanso seria uma par por dia, em média, certo? Isso seria quanto mais ou menos??
    Mais uma vez, obrigada pela sua brilhante explicação!!

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Oi, Lilian tudo bem? Você pensa em escolher o Kanso para o seu bebê? Que bom. Mas converse com a fono que acompanha o caso dele antes. E saiba que o Kanso não tem entrada de cabo de áudio, o que vai impedir que você consiga usar o fone de monitoramento. (Nem todos os pais usam, mas alguns sim e isso só é possível com o Nucleus 6). Mas se é o que você quer e a fono acha que é adequado, então a dúvida sobre o gasto com pilha.
      Assim, não dá para eu te falar um valor exato, porque varia muito sobre o tipo de programação que seu bebê vai precisar. Pode ser que ele precise de um mapeamento muito leve e o consumo seja o máximo previsto (60h), equivalente a uns 4 dias por par de pilhas. Ou pode ser que seja como eu e use uma programação media (30h), que são 2 dias pelo par. Ou ainda mais pesado, que seria 1 par por dia.
      Normalmente, a gente compra por caixa que vem 60 pilhas, que daria para 1 mês, no caso mais extremo. Essa caixa custa uma média de 270/300 reais por mês aqui no Brasil.
      É possível comprar de lote de 300 pilhas (5 caixas) no exterior e pagar um pouco menos, mas não é fácil conseguir que enviem pra cá. Ou alguém traz ou você viaja e manda buscar.
      270 reais por mês + 12 meses por ano = 3240 reais por ano só de pilha! Mas só vocês sabem como é o orçamento de vocês e se isso é viável.
      Ainda que esse valor tenha sido em torno do gasto mais extremo, mas é para se pensar.
      Qualquer coisa me chama inbox que a gente conversa mais. Estou às ordens para ajudar no que for possível. Beijinhos

    • Nossa….sem palavras para te agradecer….muuuuuito obrigada pela excelente explicação!!!
      O gasto realmente é bem pesado, considerando todos os outros que se agregam ao pós operatório e permanecerão ainda por alguns anos…dentre eles, a fono, imprescindível…
      Enfim… é uma decisão a ser tomada em grupo (pais, médicos, fono….já que ele ainda não pode opinar…kkk)
      Mas a sua explicação já me auxiliou demais e clareou as ideias para começar a decidir…..muitíssimo obrigada!
      Te chamarei in box sim….as dúvidas com IC são infinitas….kkkkk😍😘

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Se quiser, me adiciona no face. Estou às ordens… Esse período é meio complexo mesmo, é bom ter ajuda de alguém que conhece esse mundo melhor que a gente. Você tem conversado com outros pais sobre essa questão? Também ajuda muito…

    • Sim Lak….tenho conversado com várias mães e elas que tem me dado força para seguir em frente e me cercado de informações para não iniciar tão crua nessa jornada….
      Moro no mesmo bairro da Dani Lamoglia, mãe do Danilo e ela se tornou minha “guru de IC”….kkkk…assim como a Mariana Miraglia, mãe do Daniel….ambas presentes desde que recebi o diagnóstico do Lipe….além de todas as outras mães que formam uma grande família!!

    • Lak, a Lilian já entrou pro time das mães de IC do Rio 😉

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Perfeito. Deem uma luz pra ela sobre os gastos do primeiro ano de implantado. 🙂 tem coisas que já estou meio desatualizada! :* feliz que ela está entre as melhores!

    • Own meu Deus….vocês são simplesmente sensacionais…. essa jornada tem sido muito mais leve porque Deus colocou pessoas como vocês para caminhar comigo….muito obrigada por tudo 😍😍😍😍

    • Como o Nucleus6 tem a bateria recarregavel eu praticamente não usei as pilhas que vem no kit. Então não sei nem dizer qual é o gasto. As baterias recarregáveis do Dani duram o dia todo. Ponho de manhã e só tiro à noite quando ele dorme. No caso do kanso, imagino que teria um gasto de pilha maior, já que ele não tem a opção de recarregar. Acho que o consumo maior com o N6 é cabo. Daniel está no segundo par de cabos, sendo que o primeiro par eu troquei na garantia. Agora com o desconto que rolou do cochlear Day eu aproveitei pra comprar mais um par de reserva.

    • Marisan Jesus Marisan Jesus disse:

      Lak Lobato boa noite, minha filha usa o nucleus6 só n tá se adaptando muito bem n ela quer tirar toda hora n deixar na orelha tá mega difícil tô pensando em trocar pelo kanso que vc acha? Qual valor dele? Obrigada

    • Perfeito Mari…..esclarecido…muito obrigada😉

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Marisan Jesus qual a idade da sua filha? quanto tempo ela tem de IC? qual a causa da surdez dela? Olha, não é uma troca simples de ser feita. Cada aparelho custa o preço de um carro popular. E nenhum convênio autorizaria a troca do Nucleus 6 para o Kanso, uma vez que o processador é o mesmo. Eu adquiri o Kanso para ser um aparelho sobressalente (ainda uso o Nucleus 6), mas não recomendo a troca de um processador por outro similar. Essa troca é recomendada para quem tem um modelo antigo, com tecnologia já ultrapassada.
      Sobre sua filha não ficar com o IC, pode ser N fatores. Talvez ela não tenha se acostumado a ouvir ainda. Ou talvez a programação não esteja confortável para ela. Pode ser também que ela não goste do peso do aparelho na orelha. Nenhuma dessas questões precisa ser resolvida trocando o processador. Refazer o mapeamento, tentar abaixar o volume, mexer na sensibilidade para ela ouvir menos os ruídos ambientes que talvez sejam incômodos. Vale verifcar essa parte com a fono, se for o caso, e tentar adaptar a programação para ela.
      Se for por causa do peso na orelha, há opções de faixinhas que servem para prender o aparelho. Muitos bebês implantados se dão melhor com faixas do que com o aparelho preso no orelha. Eu tentaria outras alternativas antes de considerar comprar outro processador…

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Mariana Miraglia você pode colocar uma foto do Dani com a faixa aqui, pra mostrar pra Marisan?

    • Lina Meira Lina Meira disse:

      Mamães que estão na fase de entrar pro mundo do ic..e que tem planos de saude..saibam que vcs tem direito a manutenção, troca de peças, mapas e fonoterapia(96 sessões ao ano)
      Veja junto ao planos de vcs( caso tenham)

    • Não tô conseguindo colar foto aqui pelo celular! Não sei se é incompetência minha ou alguma impossibilidade técnica hehehehhe. Marisan, me manda uma msg no Messenger que eu posso te passar umas dicas sobre faixinhas e te mandar umas fotos. O meu filho só adaptou com a faixinha, ele não consegue usar o N6 atras da orelha. Mas com a faixa ele passa o dia todo de aparelho e fica super seguro!

    • Não é incompetência sua não, a página que não tá permitido colocar foto 🙁 sei lá pq.

    • Marisan Jesus Marisan Jesus disse:

      Lak Lobato obrigada pelas dicas
      Minha filha tem 2anos e meio n sei a verdadeira dá surdez dela si ela nasceu ou pq ficou na UTI muito tempo ela joga longe coloco na roupa,na orelha no laço do cabelo ela n fica ,quando sai então muito barulhento ela tira 😑mais vou tenta esperar um póuco ou falar com o médico dela obrigada

  5. Camila disse:

    Queria muito um kanso para minha pequena. Achei bastante interessante! Como faço,Lak?

    • Lak Lobato disse:

      Sua filha usa implante? Se usa, usa Cochlear? Se sim e o processador atual dela estiver obsoleto, quebrado ou fora da garantia, você pode tentar solicitar a troca pelo convênio. Do contrário, só comprando particular mesmo. E, para isso, você deve entrar em contato com a equipe que atende o caso da sua filha e confirmar se ela teria indicação para usar o Kanso. E depois, com a Politec, para saber a questão dos valores e forma de pagamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Emoticons Smile Grin Sad Surprised Shocked Cool Mad Razz Neutral Wink Red Face Cry Evil Twisted