Movimento #DubladoSemOpçãoNão!

Copiando o post do Crônicas da Surdez, porque é uma luta que precisa ser divulgada à exaustão.

Já falei disso aqui, já falei disso na minha coluna do Acessibilidade Total, já falei disso no Twitter, no Facebook e no ouvido de todo mundo com quem converso pessoalmente: PROGRAMAÇÃO DE TV E CINEMA PRECISA DE LEGENDA!

Não só pra nós, porque muito ouvinte gosta do áudio original acompanhado de legenda, mas pra nós, surdos oralizados é FUNDAMENTAL!

Fiz questão de perguntar para o MAQ, autor do blog Bengala Legal, que é deficiente visual se a dublagem dos programas tornava a programação acessível para os cegos, porque estão usando direto esse argumento de que dublar é promover acessibilidade aos cegos. Sabe o que ele respondeu? Que não, acessibilidade para deficientes visuais é audiodescrição. Mera dublagem não resolve, portanto, dublar não tem nada de acessível para pessoas com deficiência!

Abaixo, texto da Paula Pfeifer e se refere especificamente à programação da TV paga (a cabo), mas esse infortúnio do desaparecimento das legendas está atingindo as sessões de cinema também. Cada vez menos salas exibem filmes legendados, dando lugar a dublagem. Tem filmes que, simplesmente, não chegam com versões legendadas no cinema. Quem quiser saber masi a respeito, dê uma olhada no blog do Pablo Villaça, crítico de cinema que vem reclamando dessa diminuição de cópias legendadas dos filmes à disposição da população :

Atenção pessoal: assinem essa petição, pois isso nos afeta diretamente. A TV por assinatura e suas séries legendadas sempre me salvaram e me ajudaram muito a reforçar meu vocabulário de inglês e a aprender a ler lábios em inglês. Pensar que daqui pra frente todas as séries serão dubladas me dá calafrios e uma tristeza sem tamanho. Vamos lutar para ter opção!!!

“Quando você compra ou aluga um DVD ou Blu-ray, é possível escolher se vai assistir ao conteúdo com áudio original e legendas ou dublado em português. É um recurso simples, democrático, acessível e independente da preferência pessoal do espectador. Infelizmente, o mesmo não ocorre na TV por assinatura brasileira. Desde 2007, diversos canais fechados passaram a investir em conteúdo dublado (ignorando a parcela de assinantes com deficiência auditiva, diga-se), sobrepondo-o em cima do original legendado, muitas vezes da noite para o dia e sem conferir a opção de escolha. Poucos hoje oferecem legendas e a tendência por oferecer o áudio dublado por padrão hoje é dominante. Pautados em pesquisas de mercado como esta do Instituto DataFolha, que indicam a preferência pela dublagem por uma relativa maioria (afinal, pouquíssimos são consultados), canais de TV investem na imposição da dublagem de atrações que costumavam ser exibidas com áudio original e legendas. Você, consumidor, foi consultado pela sua operadora sobre essas mudanças?

Questão Técnica

Assim como ocorre no exemplo do DVD ou Blu-ray, a maioria das operadoras de TV por assinatura estão tecnicamente preparadas para oferecer todas as opções para o assinante, seja para aquele que prefere assistir filmes e séries com áudio original e legendas, ou para os que preferem dublado. “Tecnicamente disponibilizamos isso para todos, basta o programador mandar. Se os canais nos mandam a legenda e dois áudios, estamos prontos para oferecer as opções em 100% dos canais”, declarou o gerente de marketing da NET, Alessando Maluf, em entrevista ao Jornal do Comércio. Isso tanto é verdade que canais dos grupos Tele Cine e HBO, por exemplo, já disponibilizam todas as faixas para seus assinantes, que precisa apenas selecioná-los no controle remoto. Mas por que esse, então, não é o padrão?

Questão Financeira

Nem todos os canais estão dispostos a incorrer nos custos necessários para a implantação desta tecnologia. Alexandre Annenberg, presidente-executivo da ABTA disse que “isso envolve custos adicionais que não são triviais, pois passa a ocupar faixas diferentes da capacidade de transmissão. Se você simultaneamente estiver transmitindo dois filmes, um dublado e um legendado, ocupa um espaço que tem um custo, obviamente”. Ele ainda complementa que “Na medida em que a TV por assinatura recentemente começou a receber uma marcha significativa de assinantes de classe C, percebemos que isso passou a ser uma exigência dessa classe que se sente, digamos assim, mais confortável com programação dublada. A partir daí, para atender a esse contingente expressivo, nós passamos a investir também na dublagem de filmes e séries”. Vergonhoso com o assinante e com o consumidor.

É curioso notar, contudo, que de acordo com dados da Anatel, a TV por assinatura no Brasil teve um crescimento estrondoso, de mais de 30%, com uma base superior a 12 milhões de assinaturas. Ora, tamanho crescimento reflete diretamente no faturamento de canais e empresas, razão pela qual o argumento “falta dinheiro” é absolutamente refutável. Falta interesse e, principalmente, respeito com você assinante que paga caro para ter um produto incompleto e discriminatório. Por isso, o Ligado em Série, alinhado com a Sociedade dos Blogs de Séries inicia aqui o movimento “DUBLADO SEM OPÇÃO, NÃO!”, pelo nosso direito de escolha de áudio original e legendas ou dublagem na TV paga.

O Que Fazer?

Nesta campanha, organizamos uma Petição Pública para ser assinada por todos aqueles que querem ter a prerrogativa de escolha na hora de assistir TV. As assinaturas serão coletadas pelos organizadores do movimento, impressas e encaminhadas anexadas a ofícios impressos dirigidos às principais operadoras de TV, aos canais infratores e à ABTA – Associação Brasileira de TV por Assinatura, que representa o lobby dos principais canais.

Mas você também pode se fazer ouvir. Abaixo estão listados todos os canais de filmes e séries que não disponibilizam a opção ao seu assinante, bem como seus principais meios de comunicação em redes sociais para fazermos barulho! Mandem mensagens no Facebook, twittem e exijam que a opção de áudio seja disponibilizada a todos! Siga também os perfis dos blogs parceiros, que organizarão manifestações online à favor do direito de escolha! Nós não vamos cansar até modificar este panorama! Ajude, compartilhe a petição e faça-se ouvir!

Canais de Séries Infratores

FX: Facebook | Twitter

– Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.

A&E: Facebook | Twitter

– Exibe quase toda a programação dublada, sem opção de áudio original e legendas.

FOX: Facebook | Twitter

– Exibe apenas algumas atrações com opção de escolha de áudio e legendas; a maioria da programação é dublada, com opção apenas de SAP.

AXN: Facebook | Twitter

– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.

Sony: Facebook | Twitter

– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.

SonySpin: Facebook | Twitter

– Exibe séries apenas dubladas em alguns horários e planeja a estreia de novas séries dubladas ao longo de 2012, sem opção de escolha de áudio original e legendas; Maior parte do conteúdo é legendado por padrão, ainda.

LIV: Facebook | Twitter

– Exibe algumas séries dubladas, apenas com opção de SAP, bem como algumas atrações legendadas por padrão.

Canais de Filmes Infratores

TNT: Facebook | Twitter

– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.

Space: Facebook | Twitter

– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.

MGM: Contato

– Exibe filmes dublados e opção de áudio apenas em SAP, sem legendas.

TCM: Facebook | Twitter

– Exibe filmes e séries dublados, sem opção de SAP em vários casos e sem legendas.

HBO2: Facebook | Twitter

– Exibe filmes e séries somente dublados.”

A fonte é http://www.ligadoemserie.com.br/2012/02/dubladosemopcaonao/ – ajudem a divulgar isso o máximo possível essa ação, gente!!

Legenda tem que ser uma opção disponível e não se fala mais nisso!!

Beijinhos sonoros,

Lak

6 palpites

  1. Marcel R. Ramos disse:

    Pronto!!! Mandei mensagens para todos os canais. Vou mandar novamente na semana que vem.

  2. loly disse:

    A HBO2 é a mesma coisa que a HBO… E tem várias opçoes de HBO. Criticar só por causa de 1 HBO2 não vai adiantar…
    P.S. n estou criticando, só estou avisando…

  3. Luiza disse:

    Não dá pra entender, agora cada vez mais filmes e séries (no Sony pro exemplo, CSI sempre foi legendado e agora é dublado e eles ainda ficam fazendo propaganda como se isso fosse maravilhoso, a maravilha de excluir pessoas) estão sendo dublados ao invés de o número diminuir, que seria o óbvio ! Sou ouvinte mas creio que a OPÇÃO é a maneira correta, as coisas estão cada vez mais modernas exatamente para que fiquem mais cômodas. A TV é PAGA, cada um tem o direito de escolher assistí-la como lhe for mais confortável.