Orelha direita é melhor para ouvir

Tradução de uma matéria do BBC News (antiga pra caramba, de 2009) que fala sobre dos lados direito e esquerdo na hora de ouvir.

(hahaha é por causa do implante no lado direito, mas estudos de neurolinguística são sempre bem vindos aqui no DNO). Tradução minha. Lembre-se que inglês é meu terceiro idioma….

Orelha direita é “melhor para ouvir ‘

Se você quiser que alguém faça alguma coisa, pergunte a eles em sua orelha direita, dizem os cientistas.

Pesquisadores italianos que o processamento de informações é melhor quando os pedidos eram feitos do lado direito,  em três testes separados.

Acredita-se que isso acontece porque  quando a mensagem é passada pela orelha direita, chega ao lado esquerdo do cérebro, que é conhecido por ser melhor em processar as solicitações.

As descobertas foram publicadas online na revista Naturwissenschaften.

No primeiro estudo, 286 clubbers foram observados enquanto conversavam com música alta no fundo.
No total, 72% das interações ocorriam no lado direito do ouvinte.

No segundo estudo, os pesquisadores se aproximaram  de 160 clubbers e murmuraram  uma mensagem qualquer, inaudível e sem  sentido, esperando que a pessoa ficasse curiosa e oferecesse uma das orelhas (para que lhe repetissem o que foi dito).  Daí, os pesquisadores pediam um cigarro.

No geral, 58% ofereceram a orelha direita para ouvir e 42%, esquerda.

No terceiro estudo, os pesquisadores procuraram intencionalmente na orelha direita ou esquerda de 176 clubbers,  para pedir cigarro.

Os pesquisadores obtiveram significativamente mais cigarros, quando falam à orelha direita dos clubbers, comparado com pedidos a esquerda.

Cérebro

Em conclusão, os pesquisadores disseram: “Falando do lado direito, você envia as palavras para o lado mais amável do cérebro.”

“Estes resultados parecem estar de acordo com a teoria dos hemisférios cerebrais esquerdo e direito.”

A professora Sophie Scott, do Instituto de Neurociência Cognitiva da Universidade de  Londres, concorda.
“A maioria das pessoas processa o discurso e a  linguagem no lado esquerdo do cérebro e enquanto ela não houver interrupção de transmissão,  o que se passa na nossa orelha direita será tratado pelo lado esquerdo do cérebro.”
“O outro lado do cérebro é mais envolvido em situações como interpretar emoção. Esse tipo de informações que buscamos ao realizar esse tipo de pesquisas.

“Nós também podemos observar essa tendência quando as pessoas usam o telefone, é mais comum mantê-lo ao seu ouvido direito.”

link para a matéria original: Right ear is ‘better for hearing’

Beijinhos sonoros,
Lak

3 palpites

  1. Carlos disse:

    Eu vou implantar um ABI do lado direito, não sei se tem muito haver pois é direto no tronco cerebral, mas a notícia me anima! hehe

    Abs,
    Carlos

  2. Carlos disse:

    Pode deixar Lak, volto para dizer sim, valeu bjs!

%d blogueiros gostam disto: