1º Encontrinho de Maceió (AL): Como foi!

Lembram que divulguei que agora em outubro haveria o 1º Encontrinho de Implantados de Maceió?

Eu estava louca pra ir, mas infelizmente, por conta da data da cirurgia (que poderia ser adiada, eu só tive confirmação na véspera) acabei não conseguindo. Por isso, quem nos conta como foi é a Carminda Marçal, outra implantada famosa:

Um encontro em Maceió/Alagoas!!

Mas, por que de um encontro?

Muitos nos perguntam: O que é um encontro!

Os “encontros, encontrinhos e encontrões”, tiveram início com as atividades do *grupo de discussão sobre implante coclear na internet, criado pelo jovem implantado Fernando Cabral e posteriormente, até os dias atuais, com os moderados Roner Dawson e Luís Antonio Geller Filipe, todos usuários de implante coclear.

E por que sair da internet?

Porque o contato pessoal é de extrema valia, reforça o apoio mútuo e propicia uma troca de informações  super importantes, já que nesses momentos muitas pessoas se fazem presentes para conhecer pessoalmente um usuário de **I.C.

Muitos, não usam internet e assim são convidados pelos profissionais, pelos amigos à comparecer.

As pessoas em busca de informações ou em avaliação médica, muitas vezes  comparecem , pelo simples fato de poder ver como é o implante, como o processador fica posicionado na nossa orelha e a troca de informações, experiências, angústias, esclarecimentos sobre o processo cirúrgico, o pós operatório e a reabilitação, são feitas de forma descontraída, contando inclusive com a presença de profissionais.

Mas, os profissionais vão aos encontros também?

Sim, vão , participam e sempre são convidados a estar conosco e de forma espontânea comparecem.

São momentos em que recebemos qualquer pessoa que deseje ir e assim podemos divulgar o que é o I.C.

E como são organizados?

Qualquer pessoa envolvida com o I.C. e principalmente que é usuário pode fazer um encontro. Basta ter iniciativa e desejo de ajudar.

Os que já são implantados há algum tempo, e fazem parte de diversas atividades relacionados ao implante, podem ajudar, orientando, e dando as dicas de como proceder para a organização de um evento.

E assim nasceu em Maceió o primeiro encontro, quando Lak , Minda, Marcus e Marcelo, se encontraram na net com o grupo de jovens implantados de Maceió e estes por sua vez, numa demonstração ímpar de responsabilidade, comprometimento e iniciativa, contado ainda com as mães, organizaram o primeiro encontro, com absoluto sucesso, através da coordenação da Anna Luzia Montenegro (implantada) e sua mãe Ana Maria Montenegro.

E a expectativa sobre o acontecimento ou um resultado?

Sim, ele sempre existe e faz parte, de forma saudável.

Novamente, digo que para nós que estamos envolvidos nessas atividades, fazer um encontro onde estejam presentes 3 ou 4 pessoas, é válido, pois o objetivo é transmitir esclarecimento de forma correta e a informação transmitida à “4 pessoas que buscam sanar dúvidas” com certeza, é importantíssima, pois a informação correta, será propagada.

Em alguns casos, como Maceió, foi alegria total, em ver como a comunidade aderiu à proposta.

Com aproximadamente 40 pessoas presentes, entre jovens implantados e recém implantados com dúvidas, familiares com bebê em avaliação, crianças implantadas, os pais dos jovens implantados,  surdos desejando o implante e profissionais (03 fonoaudiólogos) tivemos um momento surpreendente!

 Contamos com mini palestras de dois jovens, a Maria Alice de Maceió contando sobre sua experiência no processo de cirurgia e reabilitação, como é ouvir com o implante e  o Marcus, do Rio de janeiro, expondo sobre o implantado no mercado de trabalho.

E ainda, o Marcelo de Paula, de São José dos Campos/SP, usuário de implante coclear bilateral, contando sua experiência e a Carminda (“Minda”) explicando sobre os objetivos de todas as atividades de um modo geral, além de sua experiência também como usuária de implante coclear.

Maceió abraçou esta oportunidade com muita garra e carinho pela questão e só temos a dizer: Parabéns pela organização e interesse!

Ano 2013 está chegando e novos eventos são aguardados!

Agradecemos a recepção de todos!

Carminda A.M.Marçal – Jundiaí/SP

Usuária de Implante Coclear desde 2005

______________________________

* FIC: Fórum do Implante Coclear

** IC- Implante Coclear

 

Por isso que reforço sempre como é importante os encontros de usuários de próteses e implantes auditivos! Todo mundo sempre tem algo a aprende e a ensinar!!

Sábado, 20/10 tem o encontro de implantados BAHA em SP, heim? Estarei lá!

Beijinhos sonoros,

Lak