Quem usa implante coclear deve tomar vacina de gripe?

Semana passada, uma amiga implantada de longa data me fez a pergunta do título. Confesso para vocês que eu não soube responder, embora eu soubesse que candidatos e usuários de implante coclear tem recomendação para uma série de vacinas.

Por isso, decidi pesquisar mais a respeito e perguntar ao médico que considero a melhor fonte de informação sobre esse assunto, Dr. Robinson Koji (do HCFMUSP): Por que implantados devem tomar anualmente a vacina de gripe?

Ele explicou:

Gripes predispõem ao desenvolvimento de otite, que no caso dos implantados, é um fator de risco para desenvolver uma meningite. E a meningite pode afetar a cóclea, algo nada recomendável para quem utiliza implante coclear.

É verdade que implantados – pelo menos os do Hospital das Clínicas – tem recomendação para algumas vacinas específicas de meningite, como Meningococos e Pneumococos, como Dr. Koji explica no site Portal Otorrinolaringologia, nesse post: Por que usuários de implante coclear devem ser vacinados?

Além disso, a vacinação não atua apenas como proteção direta contra um vírus. Vacinação em massa protege indiretamente, uma vez que diminui a proliferação do vírus, protege quem se vacinou e diminui a exposição daqueles que não podem se vacinar.


Vale lembrar que independentemente de estar vacinado, as dicas de prevenção à gripe são sempre bem vindas!

  • Lave as mãos frequentemente (usar álccol gel ajuda bastante também). 
  • Mantenha os ambientes bem ventilados para evitar a proliferação de vírus e bactérias.
  • Beba bastante água e mantenha uma alimentação saudável.

Já ouvi de uma médica que o ideal seria que sempre nos vacinássemos ainda no verão ou, no máximo, no começo do outono. Como já estamos quase no inverno, para quem ainda não tomou a dose anual, é importante tomar logo. Mas, no próximo ano, programe-se para se vacinar logo na primeira leva de vacinação.

Cuide da sua saúde e, de quebra, mantenha seu implante tão saudável quanto você!

Beijinhos sonoros

Lak Lobato

5 palpites

  1. Boa. Ja tinha comentado bastente no crónicas da surdez na outra semana e compreendo. É para evitar as complicações que provém da infecçao pela gripe no ouvido. Hoje fui ao medico porque doeu o ouvido implantado na parte de baixo, por inflamação das fossas nasais do meu nariz e estou tomar anti inflamatório. As fossas nasais sao uma das vias de acesso das bactérias as trompas de Eustáquio que comunicam ao ouvido médio. A médica disse que não tenho pus nas fossas nasais e que está tudo bem . só tenho de tomar anti inflamatório.

    • Lak Lobato Lak Lobato disse:

      Exatamente.. O texto foi “encomendado” pra uma amiga que tinha duvidas do motivo dessa vacina. Cuidar bem do ouvido é importante pra gente. Beijinhos e obrigada pela colaboração

  2. Meu medico me aconselhou a tomar.