(Re)descobrindo os sons

Começo a semana com uma baita preguiça. Na verdade, mau humorada seria mais exato. Acabei de trocar o molde do meu AASI (a parte que fica enfiada na orelha, já que minha prótese é retroauricular). Sempre usei  o de acrílico, porque eu cismo que ele me permite ouvir melhor (muito porque ele é duro e vibra hahahaha não pensem bobagem, please) do que o recomendado, o de silicone.  Silicone é recomendado pra quem tem perda severa e/ou profunda, porque ele veda melhor a orelha e impede que o som vaze. O problema do vazamento de som é a microfonia, que produz um apito que irrita todo mundo – menos eu, claro, porque era numa frequencia que eu só consegui ouvir agora, com o Implante Coclear.

Mas, como o AASI agora é mero coadjuvante do IC, eu resolvi ceder aos apelos suplicantes de todo mundo que convive comigo e passar a usar o de silicone. Só que molde novo é igual sapato novo e, nos primeiros dias, machuca pra caramba. Mas, ao contrário dos sapatos, não dá pra gente discretamente tirá-lo debaixo da mesa… Enfim, dor me deixa de mau humor.

Dada a minha preguiça – por conta da dor, claro – resolvi começar a semana falando pouco e, em vez disso, mostrando um video (pesquisado, sugerido e indicado pela Sô, do blog SULP –  Comissão dos Surdos Usuários da Língua Portuguesa) que serve como parte da reabilitação auditiva, ensinando o som dos instrumentos.

É bem bacana e eu me diverti muito conhecendo o som dos instrumentos musicais. Alguns, o AASI distorcia muito…

Espero que gostem.

No blog da Sô, ela indicou outros videos bem legais também. Pra quem quiser ver a lista completa da seleção dela, clique aqui.

Beijinhos sonoros,

Lak

14 palpites

  1. Bia disse:

    Adorei o vídeo Lak!
    A parte da guitarra española parece meu pai tocando… 😀
    Beijo pra tu!

  2. Jairo Marques disse:

    Ainda bem que eu gosto de mulher “braba” ahahahhaa… Lakinha segue firme em seu propósito de fazer história do povo surdo desse país!!! 😛

  3. SôRamires disse:

    Fico feliz em saber que os vídeos podem ser úteis. Mas o clique aqui parece não estar funcionando…
    Agora molde novo geralmente é terrível, doi mesmo até a zoreira acostumar.
    😥 mas logo logo vai deixar de doer 😉

  4. zuleid disse:

    Lak, tudo na vida pode ser melhorado! Antes você não ouvia, depois passou a ouvir de forma limitada, aí “implantou” e as coisas ficaram ainda melhores e agora será com um up-grade na qualidade e no conforto(do ouvido alheio é claro!!)!
    Ah, você não tem do que reclamar! Lembre-se que assim como o sapato novo, a alegria do resultado compensará e muito!!!
    Beijos com som do Oboé!
    P.S. Como se faz prá oralizar uma criança que nunca ouviu? Acho que poderíamos(olha que atrevida, já estou me apossando do DNO!) postar algumas informações básicas pra pais e educadores! O que vocêa cha??

    • laklobato disse:

      Não, Zu, nem tudo. Eu nasci ouvindo, lembra? Então… eu posso reclamar sim, quando alguma coisa está me causando dor. Porque não foi apenas uma serie de conquistas, houve também um grande revéz e eu não fico reclamando dele. Mas, reclamo de outras coisas mais imeditas, como o caso de morrer de dor na orelha. Alias, amanhã vou lixar o molde, pq a dor é muito próxima dos trigêmeos e dá uma leve dor de dente… Orelha é sensivel.
      Sobre oralizar criança… Ahá, foi um dos primeiros posts que fiz aqui no DNO: http://desculpenaoouvi.laklobato.com/index.php/2009/05/06/falaraul/
      Mas se você quiser uma informação detalhada, posso pedir pra alguma fono dar uma relato de como é mais ou menos o processo. É perfeitamente possível. Com o IC então…
      Sei que você é médica e ter essas informações no bolso vai ser de grande valia. Alias, vc me perguntou outra coisa e eu esqueci de responder. A idade minima aqui no Brasil, pro IC é um ano. Mas existem implantados aos 7, 8 meses, que fizeram a cirurgia fora. Por volta de 1 ano, é o ideal, porque a audição está sendo formada ainda e a fala fica praticamente de ouvinte…
      Beijinhos

  5. Drauzio Junior disse:

    Oi Lak! Tudo bem?
    Seu molde novo está doendo? Então somos dois. Hoje recebi o molde novo da minha orelha direita que passou a usar AASI (zero quilômetro) enquanto espera o implante. É de silicone, mas está me lascando. Aff! Curiosidade: minha orelha não aceita molde de acrílico. Pipoca toda….
    Novidade: a burocracia para o implante começou a andar. Em breve, notícias.
    Abração.

    • laklobato disse:

      Comigo é exato oposto. Ela rejeita o de silicone… Mas, preferencia é preferência. Estamos os dois sofrendo juntos? Menos mal, miseria gosta de companhia hahahaha
      Aiii quero noticias!! Torcendo demais por você, Draj!!
      Beijocas

  6. Renata disse:

    Lak, dor tira o bom humor de qualquer um, mas pelo visto trouxe inspiração, que belo video. beijos

  7. zuleid disse:

    Oi Lak! Desculpe se não me fiz entender…o que eu quis dizer é que felizmente você APÓS a perda da audição(esse é o ponto que eu não deixei claro 😳 ) só está tendo progressos e TODOS graças a sua persistência e garra! Estava brincando qdo disse q vc não podia reclamar…CLARO que sim, mas eu só estava reforçando quanta coisa boa você tem conquistado…
    Obrigada pelas informações e delicadeza de sempre!! Beijos!!