Toys Like Me: A mais maravilhosa campanha de brinquedos já inventada

Vocês já conhecem a campanha Toys Like Me, que existe na internet, falando sobre a importância das empresas criarem brinquedos com deficiência, que permita que crianças com deficiência tenham brinquedos com os quais possam se identificar e sentir-se seguras em relação as próteses e órteses que utilizam no dia a dia?

Lembro que uma vez, há muito tempo atrás, comentei que sentia necessidade desse tipo de brinquedos com um “amigo” que me respondeu “Que coisa ridícula! Quem iria precisar de uma porcaria dessas?”. Pois bem, toda e qualquer criança que tenha uma deficiência ou conviva com outra criança que tem. Para que ela saiba que ter uma deficiência é algo que faz parte da vida, é algo com a qual deve-se lidar e não esconder e que uma prótese não é motivo de vergonha, mas de orgulho, porque ela permite uma melhora significativa na qualidade de vida de alguém.

Não é de hoje nem minha essa percepção de que crianças com deficiência precisam de brinquedos com os quais se identifiquem. Já cheguei a comentar aqui no blog que os ICs da marca Cochlear vem com um coala implantado. E, na verdade, todas as marcas possuem mascotes implantados que acompanham o kit infantil. Porque as próprias marcas reconhecem que as crianças precisam ver alguém usando o aparelho igual a ela, mesmo que seja um bichinho de pelúcia.

Quando fiz meu primeiro IC, eu fiz um bicho de pelúcia meu ficar “implantado” para abordar esse assunto aqui no blog.  Se quiser ver a foto dele:

Arthuro, é meu sapinho de pelúcia que minha mãe me deu. Ele é um sapo surdo (veio com as mãozinhas presas à cabeça e uma camiseta com uma frase "Não Escuto") e eu coloquei implante nele (o que veio com o coala da Cochlear) hihihi

Aliás, esse meu sapinho tinha até uma radiografia que mostrava a parte interna do implante dele…arthuro

(Tá, essa parte do Raio-X é um pouco de exagero da parte do Edu, que é designer e faz essas coisas só pra me divertir. Não precisa chegar a tanto, né? E não, meu sapo de pelúcia não tem a parte interna do IC, é montagem.)

Mas enfim, a campanha Toys Like Me também possui uma página no Facebook. Se quiser curtí-la, clique aqui. E fala de todas as próteses e implantes e deficiências que vocês podem (ou não) imaginar.

De coração, eu acredito que as crianças com deficiência merecem demais esse tipo de carinho e consideração! Super apoio essa campanha!

Para você que tem criança com deficiência em casa, saiba que não é fácil achar esse tipo de brinquedos, infelizmente. Mas, sempre podemos personalizá-los em casa, com um pouco de criatividade. E tenho certeza que você já sabe como esse tipo de carinho faz diferença no processo de aceitação da crianças, né?

Beijinhos sonoros,

Lak